terça-feira, 18 de maio de 2010

COISAS FEIAS QUE FICAM BONITAS .



Ele tinha 9 anos e era amigo do meu filho. Eles estavam apostando quem tinha coragem de descer de bicicleta , uma enorme e íngreme rampa ao lado da nossa casa no Estádio Willie Davis em Maringá – Pr- Brasil , quando aconteceu o acidente. Muito ferido no rosto, eu estimulei o meu filho para que naquela noite ele dormisse na casa do seu amigo. Ele foi . Altas horas da noite, recebi um telefonema. O meu filho estava com medo de dormir no mesmo quarto que o amigo ferido no rosto. Foi buscá-lo, ao nos encontrarmos , ele disse- Pai , eu estava morrendo de medo , ele parecia o Frankstein !
Passaram os dias , os médicos fizeram uma plástica no rosto do menino ferido. Voltamos a nos encontrar, o menino recomposto , feridas curadas e rosto no lugar ! Comentário do meu filho : - Que legal! Ficou bem melhor que antes! O medico era bom mesmo!
Eu sou Naamã Mendes e gostaria de falar com você hoje sobre “ Coisas feias que ficam bonitas.
A nossa palavra hoje é inspirada na Palavra de Deus que veio através de Paulo em II Coríntios 1: 3-4: “ Bendito seja Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, Pai das misericórdias e Deus de toda consolação , que nos consola em todas as nossas tribulações, para que, com a consolação que recebemos de Deus, possamos consolar os que estão passando por tribulações” (NVI)
Este texto nos fala de algo que é comum a todos nós, dor e sofrimento. Eu não sei qual é a origem da sua dor. A sua dor pode ser de origem física ,emocional, memória do passado, lembranças de acontecimentos que sempre retornam a mente, ou fatos que estejam acontecendo nestes dias.
Estes versículos mostram que Deus transforma as feridas que sofremos em habilidade para confortar os que estão em sofrimento, ou seja, Deus permite certos sofrimentos na nossa vida , para que , confortados por Ele , nos tornemos capazes de consolar outros.
A dor , o sofrimento faz parte da vida de todos nós. Talvez a sua dor esteja constante na sua vida, e funcione como um tape , está sempre voltando. Talvez você não tenha a chance de retirá-la da sua vida, mas você tem sempre a oportunidade de reagir a dor . Essa reação certamente fará toda diferença.
Você pode jogá-la para dentro de você mesmo. Essa é a reação da maioria das pessoas. Se você reagir a assim a sua dor continuará habitando a sua alma e voltando sempre a feri-lo . Você então viverá sempre com essa recorrência. A ferida vai aumentar a cada dia . O feio se tornará cada vez mais feio.
A outra reação é sugerida pelo texto que lemos. Uma vez consolados pelo Senhor, coloquemos nossas dores para fora de nós mesmos, na forma de consolo para aqueles que estão em sofrimento. Então as feridas tão feias que estão em nós , se transformam em ações misericordiosas e cheias de compaixão , ações bonitas. Coisas feias que ficam bonitas. A dor que voce sente , pode ser transformada pelo Senhor em compaixão pelos que sofrem.
Deixe o Senhor transformar a sua dor em algo que faça a diferença na vida dos outros. Tire o foco da sua dor e coloque o foco na dor do outro. Não continue olhando suas feridas através do espelho. Pare de olhar a você mesmo como vitima e olhe para as feridas dos outros, porque este é o caminho dos que são verdadeiramente consolados pelo Senhor! Então coisas que perecem feias serão lindas!
Naamã Mendes
(escrita em 14.08.2006)