terça-feira, 3 de agosto de 2010


O CASCA DE FERIDA
Os Cascas de ferida são aquelas pessoas difíceis. São pessoas que temos que ter cuidado no convívio com elas.
Onde tem uma pessoa que é casca de ferida temos que andar , pisando em ovos. Geralmente elas são geniosas, se irritam facilmente, são mal-humoradas, se sentem ofendidas por coisas que absolutamente não se justificam, reagem mal e ofendem aos outros facilmente sem se dar conta do que fazem , fofoqueiros , jogam uma pessoa contra a outra .Estragam o ambiente onde vivem e geralmente geram tensão onde se fazem presentes.
Os cascas de ferida estão sempre na defensiva, acuados. Quando falam são agressivos, críticos, defendem suas posições. Julgam sem ter informações , são precipitados nas opiniões . Se sentem ameaçados quando contrariados, e preferindo deixar o grupo quando percebem que erraram para não admitirem erros , e terem que se arrepender e voltar atrás.
Elas estão em quase todas as famílias, igreja, grupo de amigos. Na Palavra de Deus existem muitas historias que mostram relacionamentos difíceis entre as pessoas : Jacó (enganador) e Esaú; Caim ( matou o irmão por inveja ) e Abel ; José e seus irmãos ; Davi e Saul (violento, depressivo) ; Davi e seu filho Absalão; Ana e Penina ; Abigail ( bonita , sensata ) e Nabal( louco) ; Maria (serena , centrada) e sua irmã Maria (irritadiça, inquieta); Filho prodigo e o filho mais velho( rabugento, cobrador,desamoroso, religioso) .
Paulo, o apostolo diz : Sabe, porém, isto: nos últimos dias, sobrevirão tempos difíceis,pois os homens serão egoístas, avarentos, jactanciosos, arrogantes, blasfemadores, desobedientes aos pais, ingratos, irreverentes, desafeiçoados, implacáveis, caluniadores, sem domínio de si, cruéis, inimigos do bem, traidores, atrevidos, enfatuados, mais amigos dos prazeres que amigos de Deus, tendo forma de piedade, negando-lhe, entretanto, o poder. Foge também destes. Pois entre estes se encontram os que penetram sorrateiramente nas casas e conseguem cativar mulherinhas sobrecarregadas de pecados, conduzidas de várias paixões, que aprendem sempre e jamais podem chegar ao conhecimento da verdade. E, do modo por que Janes e Jambres resistiram a Moisés, também estes resistem à verdade. São homens de todo corrompidos na mente, réprobos quanto à fé; eles, todavia, não irão avante; porque a sua insensatez será a todos evidente, como também aconteceu com a daqueles.(II Tim.3.1-9)
Como conviver com os cascas de feridas? Sendo firmes porem sem perder a ternura. A Palavra de Deus nos ensina:
1º. ACOLHER: Acolhei o débil na fé ,não para discutir opinioes(Rm.14.1)
2º. NAO TER PRESSA PARA REPRENDER.: Nao adianta repreender o insensato(Prov.9.8)
3º. ACONSELHAR EM AMOR : Mas, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo.( Ef.4.15)
4º. FUGIR: Se nao mudarem : Foge também destes. (II Tim.3.5)
Não seja um casca de ferida! Cresça na graca e na Sabedoria do Senhor!
Naama Mendes