quinta-feira, 28 de julho de 2011

TERROR NA NORUEGA: DESMONTANDO O INIMIGO

           A Noruega e outros países escandinavos frequentemente são vistos como paises exemplares.  A Noruega   rica, asseptica,  foi acordada por uma bomba e a noticia de dezenas de jovens mortos por outro jovem noruegues chamado Anders Behring Breivik  na sexta feira dia 22 de julho 2011  . Como poderia algo tão terrivel  acontecer ?  Agora, muitos vão indagar se, debaixo da superfície reluzente do mundo que vivemos   , existe algo de sombrio e tóxico que deu lugar a um ódio tão grande?
           Do ponto vista politico ideológico Anders se aproxima dos fundamentalistas. Do ponto de vista religioso Ele  se afirma cristão e do ponto de vista psicologico ele é louco!
          A pergunta é como um individuo  de familia normal, que se afirma cristão é tomado de tanto odio ao ponto de matar tantas pessoas e ainda se orgulhar da sua açao?
         Primeiro precisamos tomar consciencia que vivemos no momento no mundo  no qual as pessoas está ensadecida. Isto significa que enquanto vivemos encontramos pessaos em todos os lugares do mundo que se tornam nossas inimigos sem que saibamos.
           As vezes não fazemos nada contra a pessoa e ela simplemente não gosta da gente. Se antipatiza , nao gosta da cor da nossa pele, não gosta do nosso jeito de andar, rir, falar, vestir. Sente inveja da nossa  felicidade. Vivem competindo ! Jesus disse que por causa da multiplicaçao da iniquidade e perversidade do mundo o amor de muitos se esfriaria.
          Olhem para as familias. Maridos infiéis. Mulheres vingativas. Filhos e filhas  agressivos e cheios de odio contra os pais. Olhem para os ambientes religiosos,cheios de competiçao ,  cheios de ódios e partidos fazendo terrorismo.  
           Pessoas geradas em ambientes hostis e violentos que  misturam os odios e amarguras da alma  com fanatismo religioso ou politico , se tornam verdadeiros diabos da vida das outras pessaos.
O mundo da perversidades gosta da vingança, do olho por olho , dente por dente. Tem mente seletiva para comprender as coisas  e ver as outras pessoas a partir da raiva e do rancor.
           Jesus traz as questoes do ódio, amargura para o nivel pessoal e para as relações pessoais , familiares e para os que nos são proximos .
           Do ponto de vista pessoal : Voce tem motivações  para se vingar? Brigar ? Devolver agressões? Voce é o tipo de pessoa que tem que ter alguém para voce brigar? Olhe para voce mesmo. Voce é do tipo que tem desejos de matar , humilhar outros, destruir alguns que vivem por perto de voce?  Se a sua resposta para qualquer uma destas perguntas for sim , voce está adoencendo e caindo nas mãos do inimigo. Desmonte o inimigo no seu coração.
              Quem carrega ódios , amarguras no coraçao, se torna não apenas um diabo para os outros mas também para si mesmo. Se torna escravo das suas amarguras e odios e facilmente dominado pelas  pessoas a quem odeia.  
               Esta é razão pela quel a Palavra de Deus ensina:  Não paguem a ninguém o mal com o mal. Procurem agir de tal maneira que vocês recebam a aprovação dos outros.   No que depender de vocês, façam todo o possível para viver em paz com todas as pessoas.   Nunca se vinguem de ninguém; pelo contrário, deixem que seja Deus quem dê o castigo.
             O caminho para quem quer se liberto dos demonios do ódio e amargura no coraçao é encontrar em Cristo o perdão e assim se tornar capaz de perdoar!
                                                                      

sexta-feira, 22 de julho de 2011

FAXINA NO CORAÇÃO

A presidente Dilma Roussef disse que quer tolerancia  zero para a corrupção no ministerio dos transportes e no seu governo. Neste proposito fará uma faxina onde houver corrupção. Tarefa impossivel. A corrupçao está presente em todo lugar porque está presente no coracao de todo ser humano.
Assim ensina Jesus : Porque é do coração que vêm os maus pensamentos, os crimes de morte, os adultérios, as imoralidades sexuais, os roubos, as mentiras e as calúnias.
Não existe limites para se discutir até onde vai a corrupação no coraçao humano. Onde começa o mal e termina o bem. Ninguem sabe. Não é possível descrever tudo que temos dentro do coração . O coraçao do ser humano são como aguas profundas diz o sábio Salomão.
       Nossas doenças, enfermidades de alma,  vão entrando para dentro de nós de forma sorrateira , sutil, através de portas que abrimos. Amarguras , magóas, iras, invejas, competiçao,comparaçoes, ambiçao são as portas mais comuns para que o nosso coracao se encha de corrupçao. Outras portas tambem existem , estas mais explicítas, porem mais comumente praticadas e aceitas, tais como, os alteradores de consciência(alcool,drogas, remédios) e maus hábitos que se tornam vícios (pornografia, fetiches sexuais, excessos de toda ordem).
           Jesus diz para que as pessoas precisam  limpar o coração. Pois vocês lavam o exterior , mas por dentro estes estão cheios de coisas que vocês conseguiram pela violência e pela ganância.
           Fácil é fazer faxina por fora. Limpar o coraçao por dentro é a tentativa que a maioria das pessoas fazem . As pessoas tentam limpar o coraçao  através de práticas morais, de mudanças no comportamento, as vezes se dedicando a alguma boa causa , sempre  fazendo um esforço para manter o coração limpo. Conseguem por algum tempo , depois o coração é invandido de novo por doenças ainda piores que as anteriores  . “Quando um espírito mau sai de alguém, anda por lugares sem água, procurando onde descansar, mas não encontra. Então diz: "Vou voltar para a minha casa, de onde saí. Aí volta e encontra a casa varrida e arrumada.   Depois sai e vai buscar outros sete espíritos piores ainda, e todos ficam morando ali. Assim o estado daquela pessoa fica pior do que antes, ensina Jesus.   
            A única forma de desalojar , fazer faxina da maldade no coração é deixar que Jesus o ocupe definitivamente. Jesus ao chegar faz a faxina, retira todos os lixos emocionais que temos e passa a nele morar conforme Ele mesmo afirma : “Quando o valente, bem armado, guarda a sua própria casa, ficam em segurança todos os seus bens. Sobrevindo, porém, um mais valente do que ele, vence-o, tira-lhe a armadura em que confiava e lhe divide os despojos”.    
         O nosso chamado é para sermos por Cristo habitados . Nele nosso interior é limpo e curado de todo o lixo emocional  e espiritual.   
          Respondeu Jesus: Se alguém me ama, guardará a minha palavra; e meu Pai o amará, e viremos para ele e faremos nele morada. Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus.

Naama Mendes

sexta-feira, 15 de julho de 2011


O LADRÃO SEMPRE VOLTA : BLINDE A SUA VIDA.


Após ter casa invadida oito vezes, um  homem morador  em Formosa - GO  , fez uma  armadilha e matou o ladrão que já havia entrado na sua casa por duas vezes com  a engenhoca ,  artesanalmente construida que disparou dois tiros.
Ao ler essa noticia esta semana lembrei-me das palavras de Jesus : Jesus continuou: - Quando um espírito mau sai de alguém, anda por lugares sem água, procurando onde descansar, mas não encontra. Então diz: Vou voltar para a minha casa, de onde saí, ou seja , o ladrão sempre volta. No caso , Jesus se referia aos demonios.
Os demonios na comprensão de Jesus eram seres que habitavam coraçoes e lugares. Nos evangelhos existem várias narrativas nas quais Jesus expulsavam demonios .
A maioria das pessoas não acredita.m na existencia de demonios , inclusive muitos crentes. A razão é que a maioria das pessoas mantem em sua mente imagens vindas da Idade Media sobre demonios. Os demonios na idade Média  eram de seres folclóricos  em grande maioria vistos como  imagens de homens  ou mulheres de chifre e rabo,  sacis, mães-da-agua, caiporas, mulher de branco , mula sem cabeça , mudando para seriais killers, assassinos, estupradores, terroristas e afins.
Jesus,  nao se refere a demonios  de chifre e rabo que aparece nas esquinas das  cidades,  tambem nao se refere aos demonios dos shows de horror que aparece nas programoçoes de tv . Jesus se refere a  demonios que sao sutis e habitam no coração das pessoas .
            Jesus se refere aos odios, amarguras , que vão chegando e se instalando em nós e nos possuindo . Jesus se refere aos maus hábitos vão chegando devagar , grudando em nossas vidas  , se tornando  vicios gerando escravidão  subjugando o corpo e a mente. Jesus se refere aos alteradores de consciencia tais como remedios , alcool, maconha, cocaina que se aproximam de nós como algo inocente e se tornam moradores da nossa mentes,  coracoes, corpos.
           Jesus explica,  que o ladrão uma vez expulso ele sai procurando um coraçao carente , deserto para nele se instalar , mas uma vez não encontrando  ele volta para aquela casa de onde fora expulso,  ao encontra-la  arrumada e perfurmada , ele o demonio se instala e ainda trás sete outros demonios piores.
             Muitas pessoas tem contanto com uma religião, com alguma igreja, até afirmam crer em Jesus mas continuam com as portas do coraçao abertas através do guardar magoas , odios, amarguras , invejas ou ainda  através do diminuir a intensidade da pratica de maus habitos  ou da diminuiçao do ingerir os alteradores de cosnciencia.
            Só existe uma forma de impedir que o ladrão , os demonios,  não  voltem para habitar o coração de quem vive tentando remendar a vida, arrumar a casa ,  com religião, frequencia de igreja, bons costumes, dinheiro, conselhos humanos , isto só ocorrerá quando Ele,  Jesus vier  e morar no coraçao. Então a vida de tal pessoa estará blindada .
Disse Jesus :  O ladrão só vem para roubar, matar e destruir; mas eu vim para que voces  tenham vida, a vida completa.(Jo.10.10)


                                                                                                                  Naamã Mendes

segunda-feira, 11 de julho de 2011

CASEY ANTHONY : O INSENSATO CORACÃO DE TODOS NÓS!


Acusada de matar a filha, Casey foi absolvida do assassinato e foi sentenciada por mentir para a polícia em quatro anos de prisão. Parece prevalecer a versão que a menina caiu acidentalmente na piscina e a mãe juntamente com o avô escondeu o cadáver e só notificou a polícia um mês depois do sumiço do corpo.
        Ninguém assumiu a responsabilidade pelo sumiço da criança, nem a mãe, nem o pai de quem não se tem notícia, nem os avós que seriam responsáveis em cuidar da criança, nem a polícia, ninguém absolutamente ninguém.
        A irresponsabilidade tomou conta da nossa geração, dos políticos aos mais simples cidadãos, não assumimos responsabilidades. A medida que desenvolvemos essa cultura da irresponsabilidade transferimos o que deveríamos fazer para outras pessoas. Não cuidamos da nossa própria vida (preferimos cuidar da vida dos outros), não cuidamos dos nossos filhos (a creche ou a escola cuidam); não cuidamos da igreja que participamos (os pastores profissionais e outros cuidam); não cuidamos do próximo (o governo cuida).
        Nos EUA cerca 40% das crianças que nasceram no ano passado são crianças filhas de mães solteiras. No Brasil 40% das crianças registradas não têm reconhecimento paterno.
       Estamos vivendo um período da história da humanidade, na qual prevalece a irresponsabilidade e a mentira.
       Os heróis que ocupam as telas da televisão e as manchetes dos jornais são os que enganam, seduzem pela mentira e chantagem. Admiramos os que são cruéis e indiferentes. Nos identificamos com os que são frios, com os que não têm limites morais.
        Não reagimos com indignação aos cadáveres (ainda que seja de crianças), nem com a sordidez dos políticos, muito menos com a enganação dos religiosos, nem mesmo com o cinismo dos políticos.
         O mundo em breve estará dividido entre irresponsáveis, enganadores, mentirosos e alguns bobões indignados. A virtude reconhecida no mundo é a mentira, enganação, a esperteza, o golpe, não a verdade, o justo ou certo.
           Deus quando nos chamou a existência nos deu responsabilidades, antes mesmo que houvesse o pecado. Jesus quando morreu na cruz, assumiu todas as nossas culpas para que pudéssemos ser gente de coração amoroso e perdoador.
          Ele olhou para o lado e viu um ladrão e assumiu a responsabilidade de salvá-lo!
Olhou para os céus e assumiu a responsabilidade diante de Deus: "Pai, por que me desamparastes?
        Ofereceram-lhe entorpecentes e Ele rejeitou a fuga da realidade, a mentira, a enganação; preferiu a dor que levava os nossos pecados. Perdoou as pessoas e o mundo. Não culpou ninguém e também não se colocou como vítima! "Pai perdoa-lhes, não sabem o que fazem!
              Pagou uma dívida que não era Dele, era nossa. Disse: "Pai está pago! Ninguém deve nada!"
            Não tinha um insensato coração! Como a maioria de nós temos!
                                                                                                  
                                                                                                                                Naamã Mendes

sexta-feira, 1 de julho de 2011

VOCE SEGUE O FALSO ? COMO SABER?



Nas corridas de cachorro coloca-se um coelho de pano que corre grudado em um fio a frente dos cachorros. Os cachorros vão em disparada perseguindo o coelho de pano como se estivesse correndo na caça de um coelho verdadeiro. Somente ao final descobrem que o coelho era falso.

As pessoas andam procurando uma razão para viver. A maioria das pessoas entretanto, encontram uma motivaçao falsa , porque aprendem que a maior fonte de motivação seria a pessoa traçar objetivos e mentalmente concientizar-se , planejar e perseguir o sonho.

O sonho geralmente seria alguma coisa que se pode pegar, ver, apalpar, guardar, sentir , ou seja, as pessoas passam a desejar ter coisas tais como carros , casas, prpriedades e garantir uma boa aponsentadoria .

A maioria dos pregadores tambem adotou tambem esta proposta como se fosse o evangelho . Tornaram-se animadores de auditorio, encorajadores dos ambiciosos e geradores de esperança falsa no coraçao dos desesperados. Jesus seria alguem para seguirmos porque ele nos dará coisas. Jesus para estes é um Papai Noel piorado, porque nos dá muitos presents sim , se fizermos as coisas certas . Fazer coisas certas, neste caso significa dar dinheiro, para receber muito mais depois. Assim demonstra-se que segue-se Jesus, com a garantia que se não vier o dinheiro, virá cura, carro novo, ou no mininimo a coragem par air pra frente buscar mais dinheiro desesperadamnete . Importa se dar bem na vida , para isso precisa crer, ainda que este crer, não seja verdadeiro . Desta forma temos nos ultimos anos ouvido um evangelho que não está escrito na Biblia , nunca foi pregado por Jesus nem pelos apostolos .

O evangelho pregado atualmente apresenta um Jesus para tornar as pessoas felizes. No evangelho , o chamado para felicidade segundo Jesus , significa seguí-lo com todas as implicacões desse seguimento. As implicacões deste seguimento a maioria não quer , nem mesmo, os que se afirmam cristãos.

Para Jesus , feliz, bem sucedido, bem aventurado ocorre em meio as injustiças ,ao choro, a pobreza, a humildade porque estes herdarao a terra e o reino dos ceus .

Para Jesus , feliz , bem sucedido, bem aventurado são aqueles que o seguem de forma radical no coracão e na pratica de uma vida simples.

A maioria não segue Jesus, seguem a si mesmos, seguem as pessoas que eles consideram importantes, seguem as pessaos que as valorizam, seguem opinioes de homens, seguem doutrinas mas não segum Jesus.

A maioria das pessaos incluindo os cristãos , por causa das declaraçoes verbais e não verbais que praticam , das demonstracões de sentimentos e emocões , dos deslumbres e encantamentos que perseguem , das ambicões e desejos impuros que governam suas vidas , no andar pelo caminho largo , no viver com o coraçao cheio de ressentimentos e magoas, seguem a si mesmo , jamais a Jesus .

Uma fé em Jesus que seja segundo o evangelho da carne , terrena, leva os homens a buscarem apenas as coisas da terra e não realiza nada mais que muita frustração. Quem deseja recompensa humana na Terra jamais sera um seguidor de Jesus! Dizer-se seguidor de Jesus qualquer um pode dizer-se, até o diabo.

O Evangelho é Boa Nova porque diz que o hoje não é o fim , pois, de fato, nossa esperança está nos céus, de onde também aguardamos o Senhor Jesus, e, com Ele, tudo novo: um novo nome, uma nova cidade, um novo corpo, um novo ser, uma nova consciência, uma nova humanidade; onde não há religião, nem maldição, nem poder político, nem diversão que nos entorpece , nem separação social ,patria , racial, nem juízo, nem culpa, nem medo e nem morte, porque nos ceus tudo será amor como o amor é, segundo Deus.

Sem a esperança da Glória de Deus e a certeza da ressurreição como a motivaçao para estar seguindo Jesus , viveríamos a mais miseravel das vidas , desesperados, angustiados, e absolutamente infelizes , ainda que frequentadores , ativos participantes dos ministerios de uma Igreja .

Esse Jesus da Terra, esse Jesus da Prosperidade e do Poder, das doutrinas, esse Jesus dos religioso ‘e tudo menos Jesus .

Quem o segue morre seco e sem esperança! Conforme Paulo ensinou: e se Cristo não ressucitou é vã a nossa pregacão e também é vã a vossa fé( 2 Cor.15.54)