quarta-feira, 5 de outubro de 2011

VER A VIDA COMO JESUS VÊ


Se de fato cremos que Deus não está morto, se de fato cremos que Jesus está vivo e agindo neste mundo quebrado pelo pecado, então nosso objetivo enquanto filhos de Deus não deveria ser apenas sobreviver(comer, beber, dormir, casar, enriquecer e depois morrrer) mas participar ativamente da redenção e celebrar a vida com alegria para honrar e glorificar o nosso Deus! Anunciai entre as nações a sua glória; entre todos os povos, as suas maravilhas. Sl.96.3

terça-feira, 4 de outubro de 2011

VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER : AS VÍTIMAS DOS PITTBULLS

VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER :  AS VÍTIMAS DOS PITTBULLS

Nos dois ultimos anos na comunidade dos imigrantes brasileiros em nossa região seis mulheres foram mortas vitimas de violencia. A violencia doméstica contra a mulher é um fenomeno mundial que não se restringe a uma determinada raça,classe economica, idade ou religião.
No estado de Massachusetts no ano de 2011 foram 27 mortes. O indice é altissimo. Uma em cinco mulheres no mundo são objeto de violencia em algum momento de sua vida. A violencia contra a mulher nem sempre é fácil de ser percebida, por esta razão ela a violencia tem processo lento se tornando , as vezes,  incontralavel.
A violencia contra  a mulher tem nomes suaves , geralmente é chamado de abuso, que pode ser abuso fisico, economico, sexual  e psicologico. Entre estes,  o mais dificil de ser percebido é o abuso psicologico, por esta razão  se torna o mais perigoso, porque não é vísivel.
Existem algumas  caracteristicas comuns   nos agressores,   entre as consideradas mais comuns estão as que aponto a seguir  : auto –estima baixa proveniente  geralmente   de mal-tratos na infancia,baixa tolerancia ao fracasso e perdas.  Grande parte dos abusadores  são depedentes químicos de drogas tais como alcool,cocaina, anfetaminas e outras.
As consenquencias na vida de quem vive esse ambiente familiar de violencia são gravissimos, tais como a distanciamento familiar  e mutaçoes no comportamento. As vitimas  da violencia geralmente adoecem do ponto de vista psiquiátrico. Tornam-se mulheres deprimidas, contraem sindromes , como a sindrome do panico, grande parte delas se tornam tambem depedendentes de drogas soníferos, alcool, cocaina , alem de comportamentos límitrofes ao antisocial e suicídio se torna uma perspectiva  para os que  vitimas da violencia.
Geralmente a violencia nos relaciomentos entre um homem e a uma mulher tem uma dinamica circular que impede que o agressor por si mesmo. Inicia-se o circulo vicioso,   quando a vitima na expectativa que agressão vai parar,  permanece junto.  A agressão volta  com mais  intensidade e se alguma providencia não for tomada a tendencia é desembocar em tragédia.
Na primeira fase do circulo da violencia , o agressor acumula tensoes e o alivio das tensoes para o agressor  é  agredir  a pessoa mais proxima. O agressor começa agredindo objetos e se move na direção da pessoa , quando esta pessoa tenta modificar o comportamento do agressor ele se torna mais violento. Exemplos : Se alguem estiver gritando e voce pedir para diminuir o tom de voz o que ela faz? Grita mais. O abuso continua e vai aumentando.
De modo geral, nesta fase  a mulher começa a se sentir responsavel pelo que está acontecendo. Enquanto isto abusador pelo medo que a situação saia do ambiente familiar passa a controlar a vitima: Isola a vitima da familia, da igreja, dos amigos. O agressor começa afirmar por exemplo : que a familia é interesseira ,  que os crentes são hipócritas e que os amigos são mal intecionados e maldosos e assim por diante.
A segunda fase da violencia contra a mulher é o episódio agudo da agressão. A agressão passa ser pensada pelo agressor. O agressor decide tempo ,lugar e como vai agredir a pessoa. Nesta fase se houver intervenção de alguem ( policia, medico, psicologo, pastor) a vitima passa ser descrita como histerica, louca e a violencia passa ser justifica. O agressor então ganha justificativa  para continuar e até mesmo  aumentar a violencia.
A terceira fase do circulo da agressao é a calma, arrependimento falso e lua de mel. O agressor parece ter se arrependido , durante algum tempo fica cheio demonstraçoes de carinho e cuidado, para logo continuar pitbulizando a vitima. Se não houver uma intervençao de Deus , familia, irmãos , igreja o ciclo continua ininterruptamente.
Geral mente as mulheres vitimas de violencia domestica   permanecem  e alimentam este circulo vicioso porque acreditam que este circulo não acontece, porque tem baixa auto estima, se sentem culpada por terem sido agredidas, fracassadas como mulher, esposa, mãe. Teem medo de não sobreviver sem outro. Acham  que a agressão é por sua culpa e merecida. Se sentem incapazes  de resolver a sitaução. Não acredita que alguem possa ajudá-la a resolver a situação . Se sente responsável pelo comportamento do agressor. Se isola do convivio com familia , irmãos e amigos  por vergonha. Tem medo do divórcio.
Jesus, caso fosse mulher,  jamais ficaria ao lado de um homem maligno e agressor , alimentando  a doença do  pittbull .  Jesus  tratou os que abusavam da alma do próximo com muito rigor : os fariseus e os lideres religiosos . Jesus jamais deixa  vitimas serem escravizadas por seus abusadores,  ainda que sejam  seus maridos .
Ele curou doentes e libertou vitimas contra a opinião e o desejo de homens ,maridos  adoecidos , e que amavam  condenar mulheres a morte.  Jesus, porém,  sistematicamente, os enfrentava  e tirava quem quer estivesse na situçao de vitima ... mulher vai e não peques mais!
Jesus , veio ao mundo para salvar , libertar e curar  todas as vítimas e agressores  , jamais ele  poderá fazer isso,   sem  que  Nele  se creia .  

Naamã Mendes