segunda-feira, 26 de novembro de 2012

PARA QUE QUEREMOS UMA IGREJA?


  “Convém que ele cresça e que eu diminua” (Jo 3:30).
            Vivemos  marcados pelo antropocentrismo e pelo egocentrismo, conceitos segundo os quais o homem é o centro do mundo .
            No ambiente religioso também é assim : as mensagens  voltadas para o homem; as músicas enaltecem ou visam o beneficio do ser humano; Deus está a serviço e à disposição dos caprichos humanos; a igreja tornou-se um espaço no qual  as pessoas vão para terem suas necessidades satisfeitas; e o culto é para que seus frequentadores se sintam bem e felizes.
            A ideia de que as pessoas são o centro da igreja e que seus problemas são maiores ou os únicos existentes é produto dessa visão  distorcida e mundana do evangelho.
            Frases do tipo: “Hoje não gostei do culto”. O culto é  para nos agradar?  “Não vou mais à igreja porque as pessoas ......devemos ir a Igreja por causa das pessoas?  “Estou bravo com Deus porque ele não faz o que eu quero”, mas quem é o servo e quem é o Senhor ? Tudo isso é  chocante e estranho  ao evangelho , mas essa realidade está muito mais próxima de nós do que imaginamos .
            Esse cenário desvirtuado é contrário a proposta do Evangelho. No evangelho  Cristo é a cabeça, o centro, a motivação e a essência de todas as coisas, mas principalmente da igreja.
             A igreja não foi feita para atender as necessidades das pessoas, mas para servir como um espaço de adoração e serviço a Deus. Essa adoração e esse serviço se dão de diversas maneiras, inclusive por meio da comunhão, da ajuda ao próximo, do caminhar juntos. Mas tudo isso se dá porque queremos fazer o melhor para Deus e por Ele. Cristo sempre é e sempre será a motivação de todas as coisas que fazemos para Deus ou para alguém.
            Essa  lógica de que Deus está a nosso serviço e consequentemente a serviço da igreja não procede do Senhor . Além de completamente equivocada, essa visão gera nas pessoas o falso sentimento de que elas são injustiçadas, desprestigiadas e excluídas. Aqueles  que  assim pensam e agem se tornam  vítimas da ação do inimigo , cujo proposito  é nos consumir com a ideia  do  assumir o lugar de honra, que é de Deus. Se quisermos reconhecimento, atenção e veneração maiores , deixaremos de adorá-Lo como o centro de nossas vidas. Paulo: eu digo a todos vocês que não se achem melhores do que realmente são. Pelo contrário, pensem com humildade a respeito de vocês mesmos, e cada um julgue a si mesmo conforme a fé que Deus lhe deu.”  Rm.12.3
            O mesmo sentimento que houve em Cristo Jesus: “Pois ele, subsistindo em forma de Deus, não julgou como usurpação o ser igual a Deus; antes, a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana, a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até à morte e morte de cruz” (Fp 2:6-8).
                                                            No amor de Cristo

                                                                                    Naama Mendes 

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

COMO VOCE SE SENTIRIA?



Como você se sentiria se você vivesse em lugar no qual a sua humanidade e sentimentos mais puros  não podem ser expressos por serem  considerados pecado?  
Como você se sentiria , se você vivesse em lugar no qual  as pessoas,   traumatizadas pelos abusos  que outros cometeram na mesma posição que você ocupa ,   estão agora sempre desconfiadas de você , achando que você vai enganá-las, roubá-las, trai-las, abusá-las? Nosso amor de Cristo deve ser maior que a doença da igreja que participamos.
Como você se sentiria se você trabalhasse com pessoas infiéis, ingratas  e que fazem alianças espúrias  para tomar o seu lugar  afirmando que servem a Deus?
Como você se sentiria se você tivesse que aprender  e ensinar  outros com  palavras, ensinos , escritos, regras , regulamentos, condutas, métodos, estratégias  que são sabidamente elaborados na energia , sabedoria e ciências do comportamento humanos , porém ditos e afirmados como vindos diretamente de  Deus? Nosso amor por Jesus deve ser maior do que nosso amor por denominações, organizações, instituições, posições, poderes que possam nos oferecer.
Como você se sentiria se você existisse para as pessoas somente pelo que  você pode fazer e não pelo que você é?
Como você se sentiria se você  vivesse em um ambiente no qual instintos, sentimentos, emoções bons ou ruins geralmente são vistos como pecaminosos e não procedentes de Deus  e na maioria das vezes procedentes do Diabo ?
Como você se sentiria se para servir a Deus você teria que saber como tirar dinheiro das pessoas ainda que com métodos de manipulação humana? 
Como você se sentiria se cresse que Deus é Força , Conquista, Mágico , Manipulável, Domesticável  para fazer aquilo que auditório ou a organização da qual fizesse parte espera?
Como você se sentiria se a cada domingo você fosse avaliado pela performance, show , casa cheia e responsabilizado pela ausência das pessoas à reunião?  O Senhor nos chamou para SER . FAZER é consequência do SER. Paulo: Eu plantei, e Apolo regou a planta, mas foi Deus quem a fez crescer.De modo que não importa nem o que planta nem o que rega, mas sim Deus, que dá o crescimento. Pedro: Para isso fostes chamados, pois Cristo também sofreu por vós,deixando-vos exemplo, para que sigais osseus passos. I Cor.3.6; I Pe.2.21
Como você se sentiria se as pessoas pelas  quais você é responsável ficassem induzindo-o a falar o que elas querem ouvir  : mensagens de encorajamento, autoajuda, promessas  falsas de riqueza  em nome de Deus, ainda que a sua consciência fosse ferida?
Como você se sentiria  fazer as coisas para Deus você tivesse que corromper  sua consciência , evangelho  e  pessoas ?
Como você se sente ao ler :  Depois disse a todos: - Se alguém quer ser meu seguidor, que esqueça os seus próprios interesses, esteja pronto cada dia para morrer como eu vou morrer e me acompanhe.  Pois quem põe os seus próprios interesses em primeiro lugar nunca terá a vida verdadeira; mas quem esquece a si mesmo por minha causa terá a vida verdadeira.  O que adianta alguém ganhar o mundo inteiro, mas perder a vida verdadeira e ser destruído? Luc. 9.23-25. Naamã Mendes