sábado, 30 de março de 2013



HOJE É SEXTA . O DOMINGO VEM AÍ!
O AMOR E PERDÃO VEM AÍ!
            
            Sexta é traição , negação , abandono!  Foi  que aconteceu com Jesus na sexta!
            Todos nós temos a nossas sextas de traições , negações, omissões,  abandonos, maldades, tramas, infidelidades!
            No Sábado Jesus  silenciou , para ele só havia a cruz. Pedro negou a Jesus e chorou! Judas , o traidor entra em crise profunda e emblematicamente comete o suicídio!
            Todos nós temos os nossos sábados . Sábados silenciados  pelas traições. Sábados lacrimosos pelas negações. Sábados de  lutos pelas infidelidades.
            Domingo Jesus ressurgiu. O inferno se assustou  e muitos foram libertos.  Traidores , negadores, infiéis foram perdoados. Os  ódios, raivas, amarguras foram arrancadas do coração. A morte e o medo da morte foram vencidas!
            É Páscoa! É Ressurreição! É vida !  É Perdão!
            Jesus limitado pela humanidade tornou-se a nossa vida! Vida dentro de nós! Poder para perdoar!
            Perdoar é devolver a quem nos  traiu  o  amor ! Perdoar é dizer sim a quem nos negou! Perdoar é acolher quem nos abandonou! Perdoar é amar sempre !
            Não existe nenhuma possibilidade  vivermos em mundo tão cruel e não sermos traídos, negados  e abandonados . A intensidade dessas traições , negações, abandonos  podem mudar mas elas sempre haverão em nossas vidas . Quanto mais íntimos forem os relacionamentos  mais  e maiores serão as  feridas, dores e amarguras!
            Não existe  também nenhuma possibilidade,  por  consequência  da nossa natureza pecaminosa, vivermos sem sermos de alguma forma  omissos , abandonadores, infiéis.  Torna-se impossível vivermos sem negar à amizade de alguém, sem concordar com o julgamento maldoso de alguém sobre um amigo, familiar, irmão.
            Nesta Páscoa devolva alguém à vida aqueles que você exclui! Ressuscite os que o traíram, foram infiéis, omissos ou o abandonaram! Pessoas que você já matou no seu coração! 
            Perdoe-as assim como Jesus vez aos  amigos que O haviam abandonado e  traído.
            A Páscoa não foi só um fato histórico! Não é só uma liturgia! Ele , Jesus ressuscitou para nos dá o poder de perdoar à todos  que de alguma maneira nos fizeram mal!
Naamã Mendes 

segunda-feira, 4 de março de 2013



 PROBLEMAS ESTÃO AUMENTANDO ?
            Quando o nosso culto não está centralizado em Deus o nosso coração busca outros deuses para adorar.  Somos levados pelo desespero , angústia e inquietação que toma conta do mundo.
            O povo de Israel passou séculos , sem fazer do Senhor o centro do culto. Adoravam a Baal  nas colinas e outeiros , adoravam de forma arbitrária . Jeremias chamou o povo para voltarem a fazer de Deus o centro de adoração :  Voltem, todos vocês que abandonaram o SENHOR, pois ele vai curar a sua infidelidade. Vocês dizem: - Sim! Estamos voltando para o SENHOR, pois ele é o SENHOR, nosso Deus.  Não recebemos nenhuma ajuda dos deuses pagãos que temos adorado com gritos no alto das montanhas. Só o nosso Deus, o SENHOR, pode ajudar o povo de Israel. Jer. 3.22-23 .
            Gente que não faz do Senhor o centro da adoração , gasta muita energia e  recursos fazendo muitas viagens para outros deuses na busca de atender primeiro às suas necessidades , depois seus apetites, inclinações e fantasias . A vida se transforma em um movimento de ilusões sucessivas: carros, casa , móveis , roupas de marca, novo I-Phone ou I- Pad. Deus vai sendo deixado de lado.
             Samuel viveu a experiência de ver o povo de Deus não centralizar a adoração  no Senhor  : Atenda a tudo o que o povo está lhe pedindo; não foi a você que rejeitaram; foi a mim que rejeitaram como rei.  Todos os problemas  que o povo passou a enfrentar  foram consequências desta descentralização da adoração à Deus. (I Sam.8.7)
            Quem faz de Jesus o centro de suas vidas , sabem que suas vidas são milagres e o viver é um adorar diário pelo poder da graça Deus e a vida proveniente da ressurreição de Jesus.
            Então somos tomados de gratidão e louvores que brotam da vida de Jesus vivendo em nós e do conhecimento diário vindos das Escrituras e comunhão com os irmãos .
            Ainda que o nosso zelo se esfrie eventualmente, nossa lealdade vacile, na nos damos conta que há muito mais coisas boas acontecendo nossa que  vida daqueles que não conhecem a Deus. A vida insonsa , a mornidão, o marasmo e a indiferença são por nós entendidas como obra do diabo que nos distrai e oprime.
            Aprendemos então  a celebrar a Deus em meio as lutas ,tragédias, sofrimentos, perplexidades , maldades, blasfêmias, injúrias, deslealdades, infidelidades.
            Passamos então a viver  um ambiente invadido pelo céu ainda que em constantemente ameaçado pelo inferno.  Vivemos a maior  aventura ,a  mais linda forma de viver : adorando ao Deus Vivo.
                                                                                                Naamã Mendes

sexta-feira, 1 de março de 2013


QUE TIPO DE PASTOR QUERO SER
            Tenho sido  pastor ordenado , como dizemos ,  por mais 33 anos. Não me tornei pastor por necessidade financeira ou social. Quando Jovem trabalhei durante cerca dez anos com evangelização da juventude, como consequência , muitos que iam se convertendo. Os próprios jovens me chamavam de pastor, por me verem como o pastor deles, portanto não me sinto pastor por ter ido para seminário , mas creio ser  pastor segundo a graça e conforme o dom o Espírito.
            Neste tempo de exercício pastoral também tenho compreendido que tipo de pastor quero ser: Não quero ser religioso, quero apenas ser discípulo de Jesus. Não quero preocupar-me com o visual  quero apenas ser discípulo de Jesus.
            Não quero ser gospel. Ser gospel atualmente é se deixar ser  usado por pessoas que tem talento comercial e nada de espiritual. Usam a Igreja para vender disco, fita de testemunhos, apresentações , shows , pregações ,cobram  até para orar. A grife gospel vende muito e dá um péssimos exemplos.  Não desejo ser confundido com artistas, falsos pastores, missionários, profetizas , profetas, bispos, apóstolos.  Certamente não são os modelos de cristãos que possam ser chamados de discípulos de Jesus, por esta razão quero apenas ser um discípulo de Jesus.
            Não quero usar frases de efeito com a pretensão revelar espiritualidade. Quero ser um discípulo de Jesus  que fala a linguagem do Reino de Deus , ou seja a linguagem que acolhe , ama, edifica,  isto porque repetir chavões evangélicos não nos torna mais espirituais , apenas revela a nossa pobreza espiritual e  superficialidade na vida.
            Não quero ser caracterizado pela ignorância, alienação , medo do mundo do pecado . Quero ser discípulo de Jesus   que responda aos  problemas , acontecimentos, enfretamentos que a vida nos impõe  com santidade ,  sabedoria, inteligência, bom senso.
            Não quero  , ensimesmar-me  na minhas orações e jejuns , recolher-me  nas minhas ações por temor do Diabo ,  como se ele estivesse nos perseguindo e presente em nosso dia as  24 horas  e vendo o capeta atrás das portas e janelas. Quero apenas ser um discípulo de Jesus que tem consciência que o inimigo e suas obras foram completamente derrotados na cruz ! 
            Não quero ser um religioso neurótico ,chamado na onda evangélica atual,  de filho do  rei, adoecido por perseguir e fazer tentativas de barganha com Deus por  dinheiro, bens, poder. Quero apenas ser um discípulo de Jesus com o coração cheio de gratidão por ser Filho de Deus.
            Não quero  pregar  promessas de enriquecimento quando  você dá dinheiro para os pregadores e ministérios , porque enriquece quem prega   e empobrece financeira, emocional e espiritualmente quem acredita em tais pregadores e faz  do Deus Provedor,  um garçom  dos religiosos e do Senhor Jesus um servo de falsos pastores que pretensamente O controlam , quero apenas ser um discípulo que confia na Provisão daquele que fez e é dono de todas as coisas.
            Quero ser apenas um discípulo conhecido pelo amor a Deus e ao próximo, de tal forma , que esse amor se concretize em ações de acolhimento, conforto, consolo, apoio aos que sofrem . Quero apenas ser um discípulo que não esmaga a cana quebrada , nem apaga a luz que fumega!
            Quero orar , agir , lutar a cada dia para ser apenas um discípulo Daquele que derramou sua vida por nós na Cruz !                                            Naama Mendes