segunda-feira, 29 de agosto de 2011

PARA QUE SERVEM OS FURACÕES ?

Os furacões são imprevíseis. O furacão que chegava nervoso e ameaçando a area de Boston tornou-se  uma fraca tempestade.
O furacão Irene , entretanto causou estragos em outros estados. Derrubou arvores, danificou estradas e pontes ,visitou lugares nunca antes visitados por agua ,  assustou milhões  de pessoas , arrancou os galhos e folhas inúteis de milhões de arvores .
            O Salmista Davi escreve em um Salmo (29) depois de uma tempestade .  A voz do SENHOR é ouvida sobre as águas; o glorioso Deus troveja, e sobre os mares se ouve a sua voz.    A voz do SENHOR é cheia de poder e majestade;    a sua voz quebra as árvores de cedro, quebra até os cedros dos montes Líbanos.  Os montes Líbanos ele faz saltar como bezerros; o monte Hermom ele faz pular como um boi novo.    A voz do SENHOR faz brilhar o relâmpago.    A sua voz faz tremer o deserto; o SENHOR faz tremer o deserto de Cades.    A voz do SENHOR sacode os carvalhos e arranca as folhas das árvores. Enquanto isso, no seu Templo, todos gritam: "Glória a Deus!"    O SENHOR Deus reina sobre as águas profundas; como Rei ele governa para sempre. 
            Na visão do Salmista , as tempestades são uma forma de Deus agir e fazer toda a natureza,  incluindo,  os seres humanos afirmarem a soberania Divina .
Davi  afirma que  o Senhor  quebra o cedro do Libano que era o símbolo de força e poder. O Senhor faz os montes  enormes pularem e tremerem  e os  desertos mais longiquos serem visitados. O Senhor balança as arvores e delas arranca as folhas inuteis e as lava renovando a vida!
Deus não habita em templos feito por mãos porque neles não caberia. O ambiente para Deus habitar é  a terra e os céus ou o coraçao do ser humano quebrantado .
Os furacões que nos alcançam servem para nos quebrantar. Os furacões  servem  para quebrar as estruturas nas quais confiamos  para nos proteger e deixarmos assim  de confiar em nós mesmos! Confiança esta  que se manifesta como prepotencia religiosa  e orgulho assutador!
Os furacoes que chegam até a nossa vida servem para visitar os desertos da nossa existencia e encerrar a solidão, retirar os lixos depositados nos porões da alma  nunca antes  visitados  e lavar o nosso coração ! O Senhor visita lugares na alma nunca antes visitados por ninguem,  nem por nós mesmos!
Os furacões que assompram a nossa vida servem para que os ramos  e folhas infrutiferos , secos,  sejam arrancados e nasçam outros para nos  renovar e voltarmos a produzir  folhas verdes lindas  e belos frutos!
Quando os furacões vierem sobre a sua vida não se assuste : O Senhor é muito paciente, mas o seu poder é imenso; o Senhor não deixará impune o culpado. O seu caminho está no vendaval e na tempestade, e as nuvens são a poeira de seus pés.(Naum 1.13)
Assim Deus se manifesta para a natureza e dela espera louvor, assim também Ele se manisfesta para todos nós.  Espera louvor  do  nosso corações   cheio de gratidão por causa do quebratamento que só Ele nos traz!  Espera louvor e gratidão por causa das visitações aos lugares mais profundos da alma que só Ele pode ir! Espera louvor e gratidão pelas renovações  trazidas aos nossos corações  depois que nossas tribulaçoes são vencidas pela fé no Senhor Jesus! Então todo templo , toda a terra , todos os seres humanos dizem: Gloria! Aleluia!
Naama Mendes

Nenhum comentário:

Postar um comentário