segunda-feira, 26 de novembro de 2012

PARA QUE QUEREMOS UMA IGREJA?


  “Convém que ele cresça e que eu diminua” (Jo 3:30).
            Vivemos  marcados pelo antropocentrismo e pelo egocentrismo, conceitos segundo os quais o homem é o centro do mundo .
            No ambiente religioso também é assim : as mensagens  voltadas para o homem; as músicas enaltecem ou visam o beneficio do ser humano; Deus está a serviço e à disposição dos caprichos humanos; a igreja tornou-se um espaço no qual  as pessoas vão para terem suas necessidades satisfeitas; e o culto é para que seus frequentadores se sintam bem e felizes.
            A ideia de que as pessoas são o centro da igreja e que seus problemas são maiores ou os únicos existentes é produto dessa visão  distorcida e mundana do evangelho.
            Frases do tipo: “Hoje não gostei do culto”. O culto é  para nos agradar?  “Não vou mais à igreja porque as pessoas ......devemos ir a Igreja por causa das pessoas?  “Estou bravo com Deus porque ele não faz o que eu quero”, mas quem é o servo e quem é o Senhor ? Tudo isso é  chocante e estranho  ao evangelho , mas essa realidade está muito mais próxima de nós do que imaginamos .
            Esse cenário desvirtuado é contrário a proposta do Evangelho. No evangelho  Cristo é a cabeça, o centro, a motivação e a essência de todas as coisas, mas principalmente da igreja.
             A igreja não foi feita para atender as necessidades das pessoas, mas para servir como um espaço de adoração e serviço a Deus. Essa adoração e esse serviço se dão de diversas maneiras, inclusive por meio da comunhão, da ajuda ao próximo, do caminhar juntos. Mas tudo isso se dá porque queremos fazer o melhor para Deus e por Ele. Cristo sempre é e sempre será a motivação de todas as coisas que fazemos para Deus ou para alguém.
            Essa  lógica de que Deus está a nosso serviço e consequentemente a serviço da igreja não procede do Senhor . Além de completamente equivocada, essa visão gera nas pessoas o falso sentimento de que elas são injustiçadas, desprestigiadas e excluídas. Aqueles  que  assim pensam e agem se tornam  vítimas da ação do inimigo , cujo proposito  é nos consumir com a ideia  do  assumir o lugar de honra, que é de Deus. Se quisermos reconhecimento, atenção e veneração maiores , deixaremos de adorá-Lo como o centro de nossas vidas. Paulo: eu digo a todos vocês que não se achem melhores do que realmente são. Pelo contrário, pensem com humildade a respeito de vocês mesmos, e cada um julgue a si mesmo conforme a fé que Deus lhe deu.”  Rm.12.3
            O mesmo sentimento que houve em Cristo Jesus: “Pois ele, subsistindo em forma de Deus, não julgou como usurpação o ser igual a Deus; antes, a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana, a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até à morte e morte de cruz” (Fp 2:6-8).
                                                            No amor de Cristo

                                                                                    Naama Mendes 

Nenhum comentário:

Postar um comentário