segunda-feira, 19 de agosto de 2019

CRISTÃOS E POLITICA : APRENDENDO COM A IGREJA PRIMITIVA

 CRISTÃOS E  POLITICA : APRENDENDO COM A IGREJA PRIMITIVA
         
                O mundo está dividido entre direita e esquerda. A divisão invadiu a  igreja. Existem cristãos de direita e de esquerda do ponto de vista politico.
         Perdemos a tolerância. Nos tornamos julgadores, agressivos , desrespeitosos , cruéis uns com outros. Excluímos os amigos por pensarem de forma diferente da nossa.
            Nos tornamos leais a esta ou aquela proposta politica e ficamos longe  dos ensinos de Cristo sobre como devemos nos relacionar com o próximo.
            Jacques Ellul nos alertou: A politica é o maior problema da Igreja. “ A politica é a constante tentação , a ocasião de seus maiores desastres, a armadilha continuamente colocada para a Igreja  pelo príncipe deste mundo.”
            Os cristãos têm uma lealdade dividida, comprometidos em ajudar a  sociedade a prosperar econômica e socialmente , dando porem a  lealdade final ao Reino de Deus.
             Nos primeiros séculos da Igreja Cristã  viveram dilema semelhante. Os historiadores dizem que os primeiros cristãos  viviam subjugados ao  governo romano, Calígula e Nero,  eram imperadores cruéis.  Viviam portanto os cristãos subjugados por governos  muito menos favoráveis  ao cristianismo do que todos os governos atuais. 
            Os cristãos tiveram que se posicionar. Eles , os primeiros cristãos , seguiram princípios baseados nos dois mandamentos e nas bem aventuranças.
            Eram contra os esportes sanguinários , que eram usados como entretenimento pelos romanos que jogavam  cristãos e não cristãos para leões famintos  nas arenas. Se opunham a servir o exercito romano.  Eram contra o aborto,  infanticídio , prática comum na época. Eram contra sexo entre pessoas do mesmo sexo,  pratica  muito comum na elite romana.
            Encorajavam o apoio radical aos pobres. Encorajavam a mistura de raças e  classes. Insistiam que Jesus era o único caminho para a vida eterna. Ensinavam que a ressurreição  de Cristo era o poder para que vivessem nesse mundo.
            Quem é de direita nos nossos dias se identificará com alguns desses itens acima e quem é de esquerda também.
            Os cristãos da Igreja primitiva entendiam que eram peregrinos neste mundo , não eram seguidores de imperadores. Abraçaram  a vida que Jesus modelou para eles ,com todas as consequências .  Eram  a favor da plataforma do  Reino de Deus, que não é feito de comida e bebida(da economia ir bem) mas justiça , paz e alegria no Espírito Santo.
            O reino de Deus não consistia para eles  em palavras ou qualquer outra forma de manifestação publica, mas em poder no coração,  vindo do  Espírito Santo e da experiência de conhecimento da ressureição em Cristo.  Esse poder os levava atravessar  o espaço  e o tempo, construir pontes , em vez de ampliar e  e alargar as diferenças entre eles por causa do imperador e suas politicas.
            Resolveram testemunhar , ao invés de se manifestarem publicamente.  Criaram  uma plataforma que mostravam à  sociedade romana  uma maneira diferente de viver.
            Quando os cidadãos romanos abandonavam os bebês indesejados para serem comidos pelos animais selvagens ou mortos pela decomposição pela exposição ao   tempo, os cristãos organizaram pelotões de enfermeiras para cuidar das crianças e providenciavam famílias para os adotarem.
            Quando a peste chegava as pequenas vilas na época , os aldeões romanos  fugiam, deixavam  os idosos e as crianças para trás,  os cristãos permaneciam,   para cuidar não só de seus parentes, mas também de seus vizinhos pagãos.
            Eles demonstraram silenciosamente uma maneira melhor de viver, da maneira como acreditavam que Jesus os havia ensinado.
            A tendência continua: o maior reavivamento numérico da história da igreja , ocorreu nos últimos tempos sob um regime duramente oposto à fé cristã, a China comunista.
            Quanto mais os cristãos se misturarem com o poder politico e misturarem igreja ao estado, maior será a possibilidade do abandonarmos os princípios do Reino de Deus e abraçarmos a plataforma de um de outro reino.

Naama  Mendes
           


-->

Nenhum comentário:

Postar um comentário