O SOFRIMENTO QUE TRAZ PAZ!


                      Na minha casa tem um tubo para saída de ar. Os pássaros migrantes que viajam do norte para o sul no inicio do inverno param por aqui ( Medford-MA_USA) . Sempre procuram aquele orifício para fazer seus ninhos. Eu coloquei um tape (fita adesiva) para tapar a entrada e impedir para os pássaros ali façam seus ninhos. Eles porem sempre voltam, insistem, se revezam , bicam o tape até destruí-lo , depois constroem o ninho.
                    Os pássaros migrantes são uma parábola dos imigrantes brasileiros aqui EUA .

                 Ontem, eu fui a uma graduação de um irmão , o Fabio. O Fabio é um imigrante brasileiro. Fabio é casado com a Ester e tem quatro lindas filhas ( Emily, Isa, Carol e Mariana ) . O Fabio chegou ao EUA 14 anos atrás . Trabalhou e fez tudo que todo imigrante brasileiro faz : trabalhou como dish washer, entregador de pizza, carpinteiro, pedreiro, etc. Agora ele é um policial . Tornou se motivo de muita alegria para sua família, para a nossa Igreja e todos os imigrantes brasileiros.

           Os pássaros migrantes, como Fabio constroem ninhos em terra estrangeira.
           Os pássaros sabem como fazer ninhos , por isso insistem em fazê-los. Não sei se como aprenderam fazer ninhos mas simplesmente fazem e fazem com alegria e gratidão.

              Por razoes que desconheço, atualmente gosto mais dos pássaros migrantes do que os pássaros que ficam engaiolados. Os pássaros migrantes não mais me incomodam, ao contrario me alegram .

                   Os pássaros migrantes como os imigrantes são mutantes,peregrinos. Mudam não só de lugar mudam de coração , de compreensão, ampliam a visão e alma . Estão sempre em transição , mutação, chegando , indo. Nunca concluem até construírem um ninho.

                Os imigrantes como os pássaros migrantes vão e voltam. Eles vão a terras desconhecidas e fazem ninhos. Quando voltam contam como fizeram os ninhos aos que ficam e como são as terras por onde foram. Assim as terras para aqueles que ficaram se torna visível pelos relatos dos migrantes!

              Os imigrantes vão mapeando o mundo, desfazendo fronteiras para construir ninhos. Sem mapas do mundo desenhados pelos migrantes todos os pássaros ficariam e terminariam engaiolados . Os ninhos não existiriam nas terras desconhecidas.

                   O mundo dos migrantes nunca termina. Seu mundo é sempre invadido pelo inesperado . Repentinamente o que estava construído não pode mais ser usufruído,os ninhos são fechados,o que foi aplainado sofre uma erupção de abismos e montanhas de neve inexplicáveis surgem para esconder os ninhos que construíram . Parece impossível prosseguir , mas os migrantes prosseguem.

                   Para os imigrantes tudo que tem que ser feito vai sendo feito. Ignoram as arapucas, ameaças, perigos que lhes são armadas. Muitos querem prende-los mas não conseguem, a cada verão eles chegam em revoada. O Inverno é o sinal que eles irão para voltar no verão próximo.

                Continuam indo... voando...chegando...são migrantes ...imigrantes.. . peregrinos ...cristãos ...caminhantes... cantantes... aqui não é meu lar!

              Parabéns Fabio você constrói ninhos!

                Não maltratem, nem persigam os imigrantes que estiverem morando na terra de vocês. Lembrem que vocês foram imigrantes no Egito. (Êxodo 22:21)

Nenhum comentário:

Postar um comentário