segunda-feira, 27 de julho de 2009

ATOS SECRETOS,TREVAS E LUZ


O Ex-presidente e Senador José Sarney fez um discurso para defender o Senado dos escândalos provocados pela descoberta dos atos secretos. Os atos continuam secretos, pouco se sabe. Sabe-se que desde 1995 se editam os atos administrativos secretos, atualmente seriam cerca de 1000.
Os atos secretos pela sua natureza não são certos, nem contribuem para o bem do povo, não estão voltados para o interesse dos mais pobres, ao contrário, são secretos porque são imorais, e giram em torno de interesses particulares e enriquecimento dos que já são ricos.
Atos secretos são comuns a todos os seres humanos. A Palavra de Deus os chama de trevas. Revela o lado mais animalesco e sombrio dos seres humanos. As trevas foram herdadas por causa da nossa natureza pecaminosa. Ao chegarmos a esse mundo as trevas já estavam em nosso coração e já estavam estruturadas na sociedade.
A treva contém todas aquelas atividades e desejos considerados imorais, violentos, agressivos que a sociedade não aceita e nem nós mesmos aceitamos. As trevas nos leva às ações e comportamentos que normalmente não permitiríamos. Quando assim agimos, nós falamos que agimos de forma agressiva, violenta ou imoral porque não conseguimos nos controlar. Esse descontrole é apenas uma manifestação de tais grandes trevas habitam o nosso coração.
Essas trevas nos assustam, trazem medo, ameaças e usamos muita energia interna para mante-las sobre controle. Muitas se cansam por causa desse exercício interior para controlar as trevas com a energia humana, assim chega-se a certa altura da vida que por causa desse desgaste, as trevas vazam na vida das pessoas, através d os atos mais inesperados das pessoas, tais como violência, roubos, mentiras, abusos, violências sexuais, manifestação doentias de sexualidade, etc.
A Bíblia diz que Jesus veio ao mundo e os homens amaram mais as trevas que a luz porque fazem o que é mau. Porque todos os que odeiam a luz fogem dela, para que ninguém veja as coisas más que elas fazem (João 3.19-20). Nós somos exatamente assim, se erramos escondemos nossos erros, ou seja, colocamos nossos erros nas trevas do nosso coração.
Quando escondemos nossos erros, portanto estamos em trevas, estas trevas provocam culpa, a doença aumenta e vai se manifestar através de explosões de descontrole nas diferentes áreas da vida: sexual, relacionamentos, excessos no trabalho, excesso de atividades religiosas, depressão, medo, etc.
A Palavra de Deus explica: Os que vivem de acordo com a verdade (ou seja, não usam ações estimuladas pelas trevas) procuram a luz e as suas ações são feitas de acordo com vontade de Deus. (João 3.21).
Andar a luz não uma tendência humana. Só é possível andar na luz se crermos em Jesus: Deus é luz, e não há nele trevas alguma, se dissermos que estamos unidos com Deus (comunhão) e ao mesmo tempo vivemos nas trevas, mentimos em Palavra em ações (I João 1.5-6).
O caminho para andar na luz é a confissão dos nossos pecados a Deus e aos irmãos (I João 1.8-2.8-10)
Quem diz que vive unido com Deus deve viver como Jesus Cristo viveu (I João 2.6).

Naamã Mendes

Nenhum comentário:

Postar um comentário