sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

PARA UM NOVO ANO: CELEBRAÇÃO, SONHO, RECONSTRUÇÃO!

PARA UM NOVO ANO: CELEBRAÇÃO, SONHO, RECONSTRUÇÃO!

O povo de Israel estava no cativeiro, uma grande porta se abriu e eles foram libertos pelo Senhor. O povo reagiu a libertação , entraram todos  em verdadeiro êxtase diante das novas perspectivas: Quando o SENHOR trouxe do cativeiro os que voltaram a Sião, estávamos como os que sonham.

Um ano se passou. O passado com suas coisas ruins e negativas se foi, tudo se fez novo. Uma grande porta se abriu. Todos nós teremos mais um ano para viver. A graça do Senhor abriu possibilidades imensas. Nós podemos vê-las. Quantas coisas lindas o Senhor fez. Quantas coisas lindas o Senhor fará, por isso ficamos como quem Sonha!

O povo de Israel reagiu à libertação com alegria tão intensa que cantavam: Então a nossa boca se encheu de riso e a nossa língua de cântico!

Um ano se passou. O passado com suas coisas ruins e negativas se foi, tudo se fez novo. Uma grande porta se abriu. Todos nós teremos mais um ano para viver. A graça do Senhor nos encheu de alegria e então a nossa boca se encheu de riso e a nossa língua de cântico!

Os vizinhos ficaram impressionados com a libertação do povo de Israel que diziam: Grandes coisas fez o SENHOR a estes. O povo de Israel concordava com eles e o coração do povo se alegrava.

Um ano se passou. O Senhor nos abençoou com toda sorte de bênçãos espirituais. O que estarão os nossos vizinhos, amigos, irmãos dizendo a nosso respeito? Todos nós teremos mais um ano para viver! O que dirão a nosso respeito aqueles com os quais iremos conviver?

O povo de Israel depois da celebração pela libertação caiu na realidade: viram Jerusalém com os muros derrubados, o templo destruído, casas demolidas, jardins danificados, pomares queimados, habitada por feras e urubus. Teriam que reconstruir Jerusalém. Então a celebração transformou-se em oração e esperança: Restaura, SENHOR, a nossa sorte, como as torrentes no Neguebe.

Para os israelitas a vida não se constituía apenas de celebrações, mas também de enfrentamento da realidade e reconstrução do sonho: que Jerusalém se transformasse em um Jardim como acontece quando as torrentes de Neguebe invade o deserto de Israel. Voltarão às flores e a vida! Eles oraram, sonharam e acreditaram! Sonharam os desertos se transformando em jardins!

Neste novo ano não teremos apenas as celebrações. Um novo ano traz dramas, problemas, destruições, desmantelamentos, desmontes, desertos, realidades a serem enfrentados, relacionamentos a serem reconstruídos, por isso, oramos: Restaura, SENHOR, a nossa sorte, como as torrentes no Neguebe.

Os israelitas celebraram a libertação, sonharam a reconstrução e se puseram em ação: Quem sai andando e chorando, enquanto semeia, voltará com júbilo, trazendo os seus feixes.

Os processos de reconstrução não são fáceis. Reencontrar o passado. Remover entulhos, reencontrar os cadáveres, rever as perdas e reconstruir. Os processos de reconstrução nos fazem orar com dor e esperança: Quem sai andando e chorando, enquanto semeia, voltará com júbilo, trazendo os seus feixes.

Que em 2011 haja muita celebraçao pelas libertações e bençãos, muitos sonhos cheios de esperança se transformando em realidade e que os desertos de nossas vidas se transformem em lindos jardins !

Naama Mendes

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

O NATAL DOS AMBULANTES!




O Natal como data não tem nenhum significado bíblico ou cristão. A data foi incorporada a partir de costumes pagãos e assumidos pela Igreja montada pelo rei Constantino.

A Palavra de Deus não se preocupa com datas . Nem Jesus, nem Maria e José e muito menos apóstolos comemoravam o aniversário de Jesus , como muitos pensam, estár fazendo nestes dias .

O Natal dos nossos dias tornou-se esquisito porque provoca stress , ansiedades, depressão , brigas, suscita magoas, tristezas , brigas, violência porque para a maioria das pessoas O natal não passa de um feriadão para curtir a praia, uma viajem , fazer compras, comer e beber muito. A gravidade é que todas estas ações são feitas em nome de Jesus. Esta forma de comemorar o Natal já se incorporou a nossa cultura, apesar disso é importante ficar claro que esse Natal não é o evangelho.

Os shoppings , os comerciantes, os marqueteiros , os presidentes (Obama e Lula) agradecem muito , esta forma de celebrar o Natal, eles precisam movimentar a economia!

Para Jesus Natal é Novo nascimento! Se alguém não nascer de Novo jamais verá o Reino de Deus ! ou seja, Natal tem que acontecer no coração ! Não tem data, é todo dia!

Natal é o fato que Jesus veio morar dentro de nós! Pedro diz: Jesus foi inseminado em nós não de semente corruptível! Joao diz que a semente divina nos gerou e Paulo diz que Jesus está sendo formado em nós!

Natal acontece quando Jesus vai crescendo em nós , nossa fé aumenta e nossa mente vai sendo curada das marcas da angustia, da ansiedade, das mágoas , amarguras e vai surgindo uma nova mente , sem hostilidades, cada vez mais livre da maldade , dos desejos de vingança , brotando dentro de nós gestos de amor, bondade e perdão.

Natal é um processo de não se conformar com a superficialidade, materialidade, a falsidade, angustia e desespero do mundo .

Natal não é uma data que tem um dia pra começar e terminar ,no qual se começa uma festa as 10 e termina a meia noite , e então recomeçam as brigas, confusões, cobranças.

O Natal está relacionado com o evangelho quando gera misericórdia, amor e compaixão.

Natal acontece quando nos encontramos com os irmãos também habitados por Jesus, celebramos com alegria a presença do Deus Emanuel.

Natal é celebração do fato , ainda que indignos fomos chamados para manifestar aos seres humanos a presença de Deus .

Quando assim creio , eu sou transformado em hospedaria, gruta, templo do Deus Vivo , morada ambulante do Senhor na terra!

O Natal não aconteceu para Herodes que continuou perseguindo Jesus para matá-lo. O Natal nunca aconteceu para os fariseus , que apesar de saberem tudo sobre ritos, festas, religião , escrituras , nunca viram em Jesus, o Deus Emanuel.

Deixe o Natal dos pinheirinhos, do shopping, das festas inúteis , dos ritos, da religião, das obrigações e mandamentos, largue o que não muda nada. As datas nada muda. Acolha Jesus no seu coração! Ele, Jesus tem o poder de mudar a vida!

Naamã Mendes