O Natal como data não tem nenhum significado bíblico ou cristão. A data foi incorporada a partir de costumes pagãos e assumidos pela Igreja montada pelo rei Constantino.
A Palavra de Deus não se preocupa com datas . Nem Jesus, nem Maria e José e muito menos apóstolos comemoravam o aniversário de Jesus , como muitos pensam, estár fazendo nestes dias .
O Natal dos nossos dias tornou-se esquisito porque provoca stress , ansiedades, depressão , brigas, suscita magoas, tristezas , brigas, violência porque para a maioria das pessoas O natal não passa de um feriadão para curtir a praia, uma viajem , fazer compras, comer e beber muito. A gravidade é que todas estas ações são feitas em nome de Jesus. Esta forma de comemorar o Natal já se incorporou a nossa cultura, apesar disso é importante ficar claro que esse Natal não é o evangelho.
Os shoppings , os comerciantes, os marqueteiros , os presidentes (Obama e Lula) agradecem muito , esta forma de celebrar o Natal, eles precisam movimentar a economia!
Para Jesus Natal é Novo nascimento! Se alguém não nascer de Novo jamais verá o Reino de Deus ! ou seja, Natal tem que acontecer no coração ! Não tem data, é todo dia!
Natal é o fato que Jesus veio morar dentro de nós! Pedro diz: Jesus foi inseminado em nós não de semente corruptível! Joao diz que a semente divina nos gerou e Paulo diz que Jesus está sendo formado em nós!
Natal acontece quando Jesus vai crescendo em nós , nossa fé aumenta e nossa mente vai sendo curada das marcas da angustia, da ansiedade, das mágoas , amarguras e vai surgindo uma nova mente , sem hostilidades, cada vez mais livre da maldade , dos desejos de vingança , brotando dentro de nós gestos de amor, bondade e perdão.
Natal é um processo de não se conformar com a superficialidade, materialidade, a falsidade, angustia e desespero do mundo .
Natal não é uma data que tem um dia pra começar e terminar ,no qual se começa uma festa as 10 e termina a meia noite , e então recomeçam as brigas, confusões, cobranças.
O Natal está relacionado com o evangelho quando gera misericórdia, amor e compaixão.
Natal acontece quando nos encontramos com os irmãos também habitados por Jesus, celebramos com alegria a presença do Deus Emanuel.
Natal é celebração do fato , ainda que indignos fomos chamados para manifestar aos seres humanos a presença de Deus .
Quando assim creio , eu sou transformado em hospedaria, gruta, templo do Deus Vivo , morada ambulante do Senhor na terra!
O Natal não aconteceu para Herodes que continuou perseguindo Jesus para matá-lo. O Natal nunca aconteceu para os fariseus , que apesar de saberem tudo sobre ritos, festas, religião , escrituras , nunca viram em Jesus, o Deus Emanuel.
Deixe o Natal dos pinheirinhos, do shopping, das festas inúteis , dos ritos, da religião, das obrigações e mandamentos, largue o que não muda nada. As datas nada muda. Acolha Jesus no seu coração! Ele, Jesus tem o poder de mudar a vida!
Naamã Mendes
É pastor, como estamos carentes dessa palavra na prática.
ResponderExcluir