sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

PARA UM NOVO ANO: CELEBRAÇÃO, SONHO, RECONSTRUÇÃO!

PARA UM NOVO ANO: CELEBRAÇÃO, SONHO, RECONSTRUÇÃO!

O povo de Israel estava no cativeiro, uma grande porta se abriu e eles foram libertos pelo Senhor. O povo reagiu a libertação , entraram todos  em verdadeiro êxtase diante das novas perspectivas: Quando o SENHOR trouxe do cativeiro os que voltaram a Sião, estávamos como os que sonham.

Um ano se passou. O passado com suas coisas ruins e negativas se foi, tudo se fez novo. Uma grande porta se abriu. Todos nós teremos mais um ano para viver. A graça do Senhor abriu possibilidades imensas. Nós podemos vê-las. Quantas coisas lindas o Senhor fez. Quantas coisas lindas o Senhor fará, por isso ficamos como quem Sonha!

O povo de Israel reagiu à libertação com alegria tão intensa que cantavam: Então a nossa boca se encheu de riso e a nossa língua de cântico!

Um ano se passou. O passado com suas coisas ruins e negativas se foi, tudo se fez novo. Uma grande porta se abriu. Todos nós teremos mais um ano para viver. A graça do Senhor nos encheu de alegria e então a nossa boca se encheu de riso e a nossa língua de cântico!

Os vizinhos ficaram impressionados com a libertação do povo de Israel que diziam: Grandes coisas fez o SENHOR a estes. O povo de Israel concordava com eles e o coração do povo se alegrava.

Um ano se passou. O Senhor nos abençoou com toda sorte de bênçãos espirituais. O que estarão os nossos vizinhos, amigos, irmãos dizendo a nosso respeito? Todos nós teremos mais um ano para viver! O que dirão a nosso respeito aqueles com os quais iremos conviver?

O povo de Israel depois da celebração pela libertação caiu na realidade: viram Jerusalém com os muros derrubados, o templo destruído, casas demolidas, jardins danificados, pomares queimados, habitada por feras e urubus. Teriam que reconstruir Jerusalém. Então a celebração transformou-se em oração e esperança: Restaura, SENHOR, a nossa sorte, como as torrentes no Neguebe.

Para os israelitas a vida não se constituía apenas de celebrações, mas também de enfrentamento da realidade e reconstrução do sonho: que Jerusalém se transformasse em um Jardim como acontece quando as torrentes de Neguebe invade o deserto de Israel. Voltarão às flores e a vida! Eles oraram, sonharam e acreditaram! Sonharam os desertos se transformando em jardins!

Neste novo ano não teremos apenas as celebrações. Um novo ano traz dramas, problemas, destruições, desmantelamentos, desmontes, desertos, realidades a serem enfrentados, relacionamentos a serem reconstruídos, por isso, oramos: Restaura, SENHOR, a nossa sorte, como as torrentes no Neguebe.

Os israelitas celebraram a libertação, sonharam a reconstrução e se puseram em ação: Quem sai andando e chorando, enquanto semeia, voltará com júbilo, trazendo os seus feixes.

Os processos de reconstrução não são fáceis. Reencontrar o passado. Remover entulhos, reencontrar os cadáveres, rever as perdas e reconstruir. Os processos de reconstrução nos fazem orar com dor e esperança: Quem sai andando e chorando, enquanto semeia, voltará com júbilo, trazendo os seus feixes.

Que em 2011 haja muita celebraçao pelas libertações e bençãos, muitos sonhos cheios de esperança se transformando em realidade e que os desertos de nossas vidas se transformem em lindos jardins !

Naama Mendes

3 comentários:

  1. Caro Rev.Naamã

    Parabéns pelo texto. Que o nosso testemunho (Igreja)em 2011 seja vibrante, contagiante e marcado pela fé e obediência à Palavra de Deus.

    ResponderExcluir
  2. Belo texto pastor Naamã.Aproveito para desejar um feliz e próspero 2011.

    Escrevi um artigo para os visitantes do meu blog:
    "Porque invetidores devem ler a bíblia"-
    http://www.realtyinbrazil.blogspot.com -
    Gostaria de receber sua visita
    Obrigado
    Helder Valaci

    ResponderExcluir
  3. Olá meu inesquecivel Pastor. As vezes Deus chega a nos causar arrepios. Antes mesmo de ler este texto, eu havia escrito um e-mail pra você, mas não tinha seu e-mail e procurando na net(com certeza não por acaso)acabei chegando neste texto (lembrede de Deus). Por favor, se puder entre em contato comigo e depois de ler meu e-mail você entenderá do que estou falando.
    Deus continue abençoando a você e sua familia.
    helenjsv@gmail.com

    ResponderExcluir