quinta-feira, 16 de junho de 2011

NÃO É SÓ O PALLOCI OS CRENTES TAMBÉM



                  O ex- ministro da Casa Civil, Antonio Palocci, faturou R$ 20 milhões no ano passado, quando ele era deputado federal e atuou como principal coordenador da campanha de Dilma Rousseff à Presidência da República.
            A solução encontrada foi não revelar como o ministro Palocci conseguiu multiplicar o seu patrimônio em 20 em apenas 4 anos, mas apenas dispensá-lo para que ele não revelasse nomes e esquemas espúrios de se enriquecer. O que isso tem haver com a Igreja ? Se Palocci fosse líder de uma Igreja, a solução seria a mesma , mandar-se-ia embora o insigne pecador e varreria o pecado para debaixo do tapete .
              Na hora de explicar o inexplicável, os lideres do nosso tempo são criativos. Para Palocci, foram as liquidações antecipadas de contratos; José Roberto Arruda recorreu aos panetones; Renan Calheiros fez bons negócios com vacas; o "mensalão" virou "recursos não contabilizados"; até o Collor bolou a famigerada Operação Uruguai. Para os crentes é o diabo; é a carne que é fraca ; deixa isso pra lá ! E a lista de desculpas pouco convincentes providenciadas por políticos e lideres diante de um escândalo poderia ser ampliada quase indefinidamente . O problema, ao contrário do que ainda crêem os ingênuos , não está no que afirmam , mas na natureza humana, segundo a Palavra de Deus .
           Nossa mente faz o que pode para encontrar uma resposta entre o que cremos e o que praticamos , algo que dê sentido ao mundo que vivemos .A mente sempre procura colocar nossos pensamentos, sensações, memórias e projetos, de forma organizada de tal forma , que quando esses módulos estão em conflito e percebemos isso, a Palavra de Deus diz que estamos em luta entre a carne contra o espírito e o mundo .
             O problema (pelo menos no mundo moderno) é que essa luta da carne contra espírito são uma verdadeira tortura emocional. Para evitar a dor da contradição, a mente humana simplesmente trapaceia, a fim de reconciliar os conteúdos e o pecado que se apresenta . A mente humana se utiliza do que estiver à mão para manter-se pacificada . Valem truques bobos, como simplesmente fingir que não viu e varrer a sujeira para o basement da alma . Não por acaso que um dos mais arraigados hábitos de políticos e lideres religiosos é responder apenas o que interessa, ignorando as perguntas difíceis , especialmente quando as perguntas apontam para o erro ou pecado escondido.
                  Quando isso não é suficiente, linhas de defesa mais complexas são acionadas pela nossa mente . Valores e princípios que norteiam a vida então passam a ser suprimidas e alterados. Esses mecanismos servem para esconder pecados, manter posições, ganhar dinheiro e tornam –se fortes o suficiente para contrapor-se a evidências concretas e ao raciocínio lógico. Neste caso multidões são enganadas , manipuladas e parece que ninguém se dá conta do que está ocorrendo. Um exemplo clássico é a raposa de Esopo, a qual, incapaz de alcançar as uvas, conclui, sem nenhuma base nos fatos , que elas estavam verdes e, portanto, ruins. Quem nunca "justificou" sua própria barbeiragem "dividindo" a responsabilidade com o motorista adversário: "também, ele nem buzinou antes de cruzar!"?
             Geralmente somos capazes de identificar esses mecanismos de auto engano quando atuam em terceiros, mas é bem mais difícil apanhá-los em flagrante em nós mesmos. Isso significa que, geralmente , assim como os políticos , nós também acreditamos nas histórias que criamos para justificar nossas ações e decisões ? A resposta aqui é mais intricada. Paulo nos lembra que temos uma luta interior entre carne e espírito, nossa mente é dividida , cheia de compartimentos, gambiarras e puxadinhos em ação.
               Se uma parte de nós se deixa enganar por um pensamento interesseiro que nós mesmos inventamos, se distorcemos o evangelho , a fim de nos defender, ganhar dinheiro , manter em determinadas posições , há uma outra parte em nós que sabe a verdade. A luta, a dor , o sofrimento se estabelece. Prevalece , porem , sempre o que é maior em nós: Se , o nosso si mesmo for maior do que Jesus Cristo que habita em nós , então a nossa mente vai se pacificar sendo conivente com o pecado, a mentira,a manipulação . Se Cristo for maior em nós vai prevalecer o amor, a verdade, a transparência.
              Afinal foi Jesus quem disse : Porque nada há em oculto que não haja de revelar-se, nem escondido que não haja de saber-se. ...e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário