sexta-feira, 30 de setembro de 2011

NATUREZAPECAMINOSA 2

Os problemas de ordem psicológica são como bóias no mar , a medida que as ondas sobem e descem eles aparecem e desaparecem , elas nunca nos deixam. Existe uma grande esperança porém,para aqueles que acreditam que são pecadores por natureza , porque neste caso, haverá a possibilidade de cura ao se arrependerem e crerem em Jesus. A cura está no fato destas verdades:pecado, luta emocional,
arrependimento e fé em Jesus , sempre voltarem ao coração e nos manter ao pés da cruz. Venham a mim, todos vocês que estão cansados de carregar as suas pesadas cargas, e eu lhes darei descanso. Mt.11.28

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

NATUREZAPECAMINOSA

            Pelagio sugeria que o homem poderia viver sem pecar. Todos os dias o homem teria a mesma luta que Adão e Eva: escolher não pecar ou escolher pecar. Agostinho dizia : non posse non pecare(não posso não pecar) e Paulo dizia: Todos pecaram e carecem da Gloria de Deus e dizia mais : O que eu faço não é o bem que desejo, mas o mal que não quero fazer, este eu continuo fazendo! (Rm.7.19)
            Tem extremo efeito curativo para nossas emoçoes, relacionamentos, papéis que cumprimos e tambem para nossa intimidade com Deus , crermos , admitirmos e assumirmos na prática que por natureza somos pecadores.Quando não cremos que somos pecadores por natureza, ou seja, incapazes por nós mesmos de não pecar , as mudanças para o bem em nossa vida não acontecem , porque resistisimos as mudanças com orgulho e autosuficiencia. Deus resiste aos soberbos, contudo, aos humildes concede a sua graça. (I Pe.5.5)
               Quando não temos a consciencia que somos incapazes por nós mesmos de não pecar ,os prejuizos para nossos relacionamentos são imensos para todos que nos cercam . Funciona como um grande engavetamento de transito , ferimos a todos com nosso orgulho e autosuficiencia , ferimos aqueles que estão a nossa frente e aqueles que que estão atrás de nós! "Quem há que possa discernir as próprias faltas? Absolve-me das que me são ocultas. Também da soberba guarda o teu servo, que ela não me domine; então, serei irrepreensível e ficarei livre de grande transgressão." (Salmo 19:12-13). Será que essa música é sobre a nossa natureza pecaminosa? http://www.youtube.com/
                 Não haveria doenças emocionais se não tivessemos natureza pecaminosa, porque não haveria divórcios, guerras,abusos,opressoes,relacionamentos quebrados,doenças físicas,pais cruéis, filhos rebeldes. Não haveria neurotransmissores danificados,desequilibrios químicos e hormonais, ansiedade nem depressão. Ninguem morreria. Então esses desejos fazem com que o pecado nasça, e o pecado, quando já está maduro, produz a morte.(Tg.1.15)

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

CURA PARA O VÍCIO SEXUAL

Depois de uma escandalosa descoberta de traição pela esposa, o jogador de golfe Tiger Woods  ficou internado por seis semanas na clínica de reabilitação Gentle Path, no Mississipi, para se tratar do vício sexual. Os jornais  disseram que, fora dos campos de golfe, o pensamento único de Tiger era o sexo e, para saciar o vício, ele passou a procurar outras mulheres.
            A natureza pecaminosa  impõe o coração do ser humano tendencias , desejos, procuras para o bem e para o mal.  O mal , geralmente  , ganha  para aquelas  tendencias e procuras , que são para o bem! Esta é razão pelas quais adquirimos maus hábitos , taras, vícios e toda forma de adição ( tóxicos, alcool, sexo, trabalho,poder, religião ) .
            A alma humana formada natureza pecaminosa e carnal, somadas ao ambiente que fomos educados , à predisposição genética, às questões culturais , relacionais, morais e a culpa religiosa gera os excessos ,desordens interiores, as adições quimicas e taras sexuais!
              Entre os  vícios ( adições) um dos mais graves e menos abordado nas Igrejas está o vicio sexual.  As questões que envolvem  e povoam a mente de muitos  que frequentam as Igrejas evangélicas tais como:  sexo compulsivo , desejos de múltiplos parceiros, fixação compulsiva na obtenção parceiro(a) inatingível,masturbação compulsiva, pornografia  na Internet ,sexo por telefone,   compulsão por múltiplos relacionamentos afetivos, sexo compulsivo com um único parceiro, quando  abordados são feitos na perspectiva da condenação, massacre e exclusão das pessoas   e  raramente na perspectiva da misericordia e da graça de Deus.
           O resultado dessa falta de amor para com o próximo é que milhares de filhos de Deus passam pela existencia ,  cheios de condenação e culpa , sem jamais encontrarem alivio para alma , coração e comunhão  com Deus.
          As pessoas com este vicio  tem pensamentos ou atos compulsivos recorrentes;  pensamentos obsessivos( idéias, imagens ou impulsos que entram na mente do indivíduo repetidamente de uma forma pré-fixada) . Os pensamentos são angustiantes,violentos, repugnantes obscenos, sem sentido. As pessoas , envolvidas por tais pensamentos,  não conseguem resistir a eles. Tais pessoas tem atos,rituais, procedimentos, comportamentos  que se repetem muitas vezes  e são profundamente desagradáveis.
           As consequências para a vida das pessoas,  que sofrem dessa e outras adições,  são dessatrosas . Humilhações , sofrimento, envolvimento com tóxicos e alcóol,cirurgias desnecessárias para aumentar apelo sexual, perda de afeto  para com os que lhes são próximos , não adptação social, egodistonia(fica com raiva com quem reprova o seu comporatmento sexual) .  Estas consequencias  podem variar e dependem do quanto a pessoa está envolvida com seus pensamentos  sexuais automáticos e quanto seus processos de pensamento estão desenvolvidos.  Estas pessoas acabam por destruir  e prejudicar os relacionamentos com a familia e outras pessoas com quem convive.
          Aqui deixo uma orientação simples para quem  vive esse drama e para quem deseja  ajudar outros que tem esse sofrimento.
           O Primeiro passo:  Crer que  Jesus morreu por todos os  pecados. Crer que Jesus morreu  pelos pecados  que praticamos por vontade própria , pelos pecados por descontrole em função dos vícios. Morreu também pelos pecados que nos são ocultos. Deus nos criou , nos conhece e nós não o surpreendemos , nem pelo que somos,  nem pelos pecados que cometemos.
           O segundo passo: Fujir  do ciclo vicioso do pecado sexual  e ir  para o Senhor . O ciclo vicioso do pecado funciona assim: pecamos nos desesperamos , paramos por  algum tempo cheios de culpa, acumulamos os desejos no coração através da repressão , o desejo aumenta e acumula  se tranforma numa compulsão ou desejo  desejo incontrolável  , entramos em processo  contra o pecado... e então EXPLODIMOS  (fazemos o que não queremos ) e o ciclo  recomeça !
            O ciclo vicioso do pecado sexual  só se estanca , quando cremos definitivamente,  que Cristo pagou todos os nossos pecados ( conscientes , insconcientes, ocultos, incontroláveis) na Cruz! Toda culpa em Cristo se estancou!
               Ser salvo implica em ser salvo não sómente em relação a eternidade mas também em relação a nossa existencia aqui na terra. Somos salvos para ser salvos do mundo , do dominio do mundo , do governo do inimigo nos nossos coraçoes e almas. Somos salvos para ser  curados , libertos, transformados  a medida que cremos, confiamos e  descansamos na obra de Cristo na cruz!
               Em terceiro lugar :  Além de crer e confiar em Cristo e sua obra na cruz  é nescessário querer  e   depois insistir  em querer  , ou seja, perseverarar em querer. Devemos tratar esse tipo de pecado  como  doença não como um pecado imperdoável, pois acerca dos nossos pecados Deus afirma que Ele não se lembra mais quando Nele confiamos. Se queremos ser libertos não devemos impedir a benção de Deus em nosssas vidas!
                A  vitória virá  . A verdade nos  liberta, porque mostra o que somos, aponta os pecados em  nós instalados   a fim de sermos curados pelo Senhor para vivermos de forma saudável  e linda!

 Naamã Mendes