sexta-feira, 9 de setembro de 2011

CURA PARA O VÍCIO SEXUAL

Depois de uma escandalosa descoberta de traição pela esposa, o jogador de golfe Tiger Woods  ficou internado por seis semanas na clínica de reabilitação Gentle Path, no Mississipi, para se tratar do vício sexual. Os jornais  disseram que, fora dos campos de golfe, o pensamento único de Tiger era o sexo e, para saciar o vício, ele passou a procurar outras mulheres.
            A natureza pecaminosa  impõe o coração do ser humano tendencias , desejos, procuras para o bem e para o mal.  O mal , geralmente  , ganha  para aquelas  tendencias e procuras , que são para o bem! Esta é razão pelas quais adquirimos maus hábitos , taras, vícios e toda forma de adição ( tóxicos, alcool, sexo, trabalho,poder, religião ) .
            A alma humana formada natureza pecaminosa e carnal, somadas ao ambiente que fomos educados , à predisposição genética, às questões culturais , relacionais, morais e a culpa religiosa gera os excessos ,desordens interiores, as adições quimicas e taras sexuais!
              Entre os  vícios ( adições) um dos mais graves e menos abordado nas Igrejas está o vicio sexual.  As questões que envolvem  e povoam a mente de muitos  que frequentam as Igrejas evangélicas tais como:  sexo compulsivo , desejos de múltiplos parceiros, fixação compulsiva na obtenção parceiro(a) inatingível,masturbação compulsiva, pornografia  na Internet ,sexo por telefone,   compulsão por múltiplos relacionamentos afetivos, sexo compulsivo com um único parceiro, quando  abordados são feitos na perspectiva da condenação, massacre e exclusão das pessoas   e  raramente na perspectiva da misericordia e da graça de Deus.
           O resultado dessa falta de amor para com o próximo é que milhares de filhos de Deus passam pela existencia ,  cheios de condenação e culpa , sem jamais encontrarem alivio para alma , coração e comunhão  com Deus.
          As pessoas com este vicio  tem pensamentos ou atos compulsivos recorrentes;  pensamentos obsessivos( idéias, imagens ou impulsos que entram na mente do indivíduo repetidamente de uma forma pré-fixada) . Os pensamentos são angustiantes,violentos, repugnantes obscenos, sem sentido. As pessoas , envolvidas por tais pensamentos,  não conseguem resistir a eles. Tais pessoas tem atos,rituais, procedimentos, comportamentos  que se repetem muitas vezes  e são profundamente desagradáveis.
           As consequências para a vida das pessoas,  que sofrem dessa e outras adições,  são dessatrosas . Humilhações , sofrimento, envolvimento com tóxicos e alcóol,cirurgias desnecessárias para aumentar apelo sexual, perda de afeto  para com os que lhes são próximos , não adptação social, egodistonia(fica com raiva com quem reprova o seu comporatmento sexual) .  Estas consequencias  podem variar e dependem do quanto a pessoa está envolvida com seus pensamentos  sexuais automáticos e quanto seus processos de pensamento estão desenvolvidos.  Estas pessoas acabam por destruir  e prejudicar os relacionamentos com a familia e outras pessoas com quem convive.
          Aqui deixo uma orientação simples para quem  vive esse drama e para quem deseja  ajudar outros que tem esse sofrimento.
           O Primeiro passo:  Crer que  Jesus morreu por todos os  pecados. Crer que Jesus morreu  pelos pecados  que praticamos por vontade própria , pelos pecados por descontrole em função dos vícios. Morreu também pelos pecados que nos são ocultos. Deus nos criou , nos conhece e nós não o surpreendemos , nem pelo que somos,  nem pelos pecados que cometemos.
           O segundo passo: Fujir  do ciclo vicioso do pecado sexual  e ir  para o Senhor . O ciclo vicioso do pecado funciona assim: pecamos nos desesperamos , paramos por  algum tempo cheios de culpa, acumulamos os desejos no coração através da repressão , o desejo aumenta e acumula  se tranforma numa compulsão ou desejo  desejo incontrolável  , entramos em processo  contra o pecado... e então EXPLODIMOS  (fazemos o que não queremos ) e o ciclo  recomeça !
            O ciclo vicioso do pecado sexual  só se estanca , quando cremos definitivamente,  que Cristo pagou todos os nossos pecados ( conscientes , insconcientes, ocultos, incontroláveis) na Cruz! Toda culpa em Cristo se estancou!
               Ser salvo implica em ser salvo não sómente em relação a eternidade mas também em relação a nossa existencia aqui na terra. Somos salvos para ser salvos do mundo , do dominio do mundo , do governo do inimigo nos nossos coraçoes e almas. Somos salvos para ser  curados , libertos, transformados  a medida que cremos, confiamos e  descansamos na obra de Cristo na cruz!
               Em terceiro lugar :  Além de crer e confiar em Cristo e sua obra na cruz  é nescessário querer  e   depois insistir  em querer  , ou seja, perseverarar em querer. Devemos tratar esse tipo de pecado  como  doença não como um pecado imperdoável, pois acerca dos nossos pecados Deus afirma que Ele não se lembra mais quando Nele confiamos. Se queremos ser libertos não devemos impedir a benção de Deus em nosssas vidas!
                A  vitória virá  . A verdade nos  liberta, porque mostra o que somos, aponta os pecados em  nós instalados   a fim de sermos curados pelo Senhor para vivermos de forma saudável  e linda!

 Naamã Mendes

Um comentário:

  1. Que bela definição e que clareza de texto! Deus abençoe sua vida!!Faz tempo que não lia um texto tão simpeles e verdadeiro!!

    ResponderExcluir