sexta-feira, 20 de maio de 2011

TUDO DEPENDE DO SEU OLHAR!


Certa vez fui a uma exposição de carros antigos , havia um automóvel Ford 1948 que muito me impressionou. Era impecável por dentro e por fora. Nas paredes do Box, onde estava estacionado o automóvel, havia as fotos do processo de recuperação do carro. Na primeira foto não havia um carro havia uma lata velha amassada. Um lixo. A segunda foto , estava melhor , eu pude ver o chassis. Na terceira o carro já parecia um automóvel. O proprietário foi tirando fotos em cada fase da recuperação .Passaram –se anos no processo de recuperação, para aquele carro sair do estado de lixo em que se encontrava , até chegar a ser um automóvel útil e bonito. O dono daquele carro quando viu os destroços do carro viu o que muitos não viram.
Na Palavra de Deus , no livro de Juízes , Deus procurava alguém que pudesse vencer os medianias que era o povo que aterrorizava os israelitas por anos. Encontrou Gideão. Tímido, medroso e omisso, Gideão escondia alimentos numa espécie de caverna,quando ouviu uma voz : O Senhor é contigo homem valente, aquela voz continuou , vai na tua força e liberta o povo! Eu estou contigo ! Era um anjo falando em nome de Deus!
Gideão , como acontece com muitos , não olhava para si mesmo como Deus olha. Estava dentro de um buraco, por medo e desconfiança que o impedia de olhar para situação e para si mesmo como capaz de superá-la . O máximo que conseguiria seria a sobrevivência por mais algum tempo. Gideão reagiu conforme o olhar que tinha para si mesmo. Enxergava-se como incapaz, limitado, vitima e menosprezado. Deus não via Gideão da mesma forma que Gideão se enxergava, porque Deus não tem essa visão das pessoas.
Deus nos olha como o dono do carro viu o velho Ford 48 quando ele ainda era uma lata de lixo amassada. Aquele homem viu o carro novo, recuperado , bonito e capaz . Deus vê o que poderemos ser. Ele sabe o valor do que Ele mesmo criou. As fotos, que Ele tem de cada um de nós , contam cada fase de reconstrução das nossas vidas.
Se você de fato crê que Deus o enxerga , certamente algumas mudanças devem ocorrer na sua forma de olhar a vida e a você mesmo :

1.Quando você estiver com dúvidas sobre quem é você, olhe para trás , as fotos antigas , vão mostrar o que você era e no que você está se transformando.Você perceberá que você está em processo de reconstrução .

2.Pelo fato de você enxergar o que Deus está reconstruindo a sua vida , você se torna capaz de reconstruir a vida de outras pessoas, famílias, igrejas, cidades e nações através do anúncio da reconstrução em sua própria vida. Você sabe que aquele que é poderoso para reconstruir é também poderoso para libertar.

4.O seu olhar sobre as pessoas também mudará. Jamais, você olhará para as pessoas como incapazes de serem reconstruídas pelo Senhor ainda que a tragédia , amassamento emocional tenha sido enorme que elas estejam enfiadas em um enorme buraco , apenas sobrevivendo!

A vida se torna diferente, mais suave e bela , quando vemos a nós mesmos e os outros através do olhar de Jesus. Enxergamos o que podemos ser . Pacientemente, passo a passo , Deus vai reconstruindo em nós e  na vida dos que amamos , a imagem que Ele projetou  quando fomos chamados a existência : Ser parecidos com Jesus! Como você vê, tudo depende do seu olhar !

Naamã Mendes

Um comentário:

  1. Pastor, lendo esse último parágrafo lembrei de Lutero, que dizia: "Não sou quem eu gostaria de ser, mas já não sou mais quem eu era"...
    Olhando pra frente ainda falta muito pra gente ser quem Deus quer que a gente seja, mas se continuamos nessa busca, qdo olhamos pra trás, percebemos que já não somos mais quem éramos. Essa é a reconstrução!
    Muito obrigada, porque vc faz parte do "material de construção" que Ele usou e usa pra me fazer melhor!
    Bju da Pat, e saudações alvinegras, do Helder!

    ResponderExcluir