segunda-feira, 2 de maio de 2011

POR QUE DEUS INTERROMPE A VIDA?



Esta semana passada todos tomamos conhecimento do falecimento de duas jovenzinhas brasileiras em acidente trágico de automóvel.
A pergunta que mais insistentemente que ouvi foi: Por que Deus permite que a vida de duas jovens seja interrompida por acidente estúpido?
A minha resposta, mesmo eu sendo um pastor , (o que se pressupõe que eu deveria saber os mistérios de Deus), é sempre limitada à minha compreensão pobre da vida . Não há como explicar fatos como estes acontecidos com estas jovens assim como não há como explicar milhões e milhares de outros fatos na vida , nem há como explicar centenas de outros fatos registrados na Bíblia .
Como explicar porque Adão foi tão idiota ao ter escolhido o pecado?Como Caim pode matar seu irmão por inveja ? Como pode Abrão ser tão incrédulo , ao não confiar nas promessas de Deus e ter feito um filho alternativo com sua empregada Hagar? Como Sansão guardou tanta raiva no coração ao ponto morrer nos escombros de um Palácio na tentativa de vingar-se? Como Oséias pode ter perdoado tantas vezes seguidas a sua esposa da infidelidade costumeira , ainda assim , ser tão infeliz no casamento ? Como Davi pode ter ficado impune (aos nossos olhos) apesar de ter feito tantas loucuras, matado um homem para ficar com a sua esposa?
Porque apóstolo Paulo, mesmo depois que se tornou cristão sofreu tanto como sofreu ? Porque Jesus foi tão humilhado, cuspido, batido,cortado , pregado numa cruz entre dois ladrões? Porque tanta gente má e maldosa prospera enquanto os justos sofrem? Porque a injustiça acontece a pessoas tão boas ? Porque pessoas boas desaparecem sem explicação , enquanto pessoas cheias de maldade permanecem vivas e desfrutando da vida?
Se a vida e o mundo fosse por mim dirigido nenhuma pessoa que eu amo morreria, nenhum dos meus amigos , exceto , se surtasse com muita ira, iriam morrer.
Tenho porém consciência que sou muito limitado, conforme a Palavra de Deus ensina, sou pecador. Por esta razão a minha compreensão , a minha capacidade de amar é extremamente limitada . O máximo que consigo fazer por mim mesmo é amar aos outros por causa do amor que tenho a mim mesmo .
Esta é a razão pela qual quando ocorre tragédias e mortes próximas a nós, somos tomados pela pergunta : Por que Deus permite que a vida de duas jovens seja interrompida por um acidente estúpido?
Olhamos para a situação e percebemos que apesar de Deus está ampliando , por causa da sua graça , o nosso tempo aqui na terra , não estamos sendo e como conseqüência fazendo nada que corresponda ao chamado de Deus para nossa existência .
Se de fato cremos em Jesus a pergunta então não é : Por que Deus permite que a vida seja interrompida por acidentes estúpidos ? A pergunta é : Se de fato cremos em Jesus e sendo Jesus Cristo o que é , o que eu devo ser enquanto estou na terra.
Naamã Mendes

2 comentários:

  1. Querido Pr. Naama....me corrija se eu estiver pensando alguma bobagem, mas eu gostaria de expressar minha opiniao a respeito do tema acima: Eu creio que Deus na sua soberania nos presenteou com um tempo aqui na terra para vivermos e servir a Ele com amor e tbem para desfrutarmos das coisas boas porque Deus nos ama e tem um proposito para cada um de nos, mas algumas pessoas nao reconhecem isso, alguns acham ate que Deus nao existe e vivem uma vida resumida aos prazeres mundanos. Acho entao que depois de tantas oportunidades, Deus abrevia o tempo aqui na terra para essas pessoas, para que nao causem sofrimento maior pra si e para suas familias.

    ResponderExcluir
  2. Boa noite Pastor, realmente somos muito limitados para entender a nos mesmos dira os misterios de Deus, nos nao nos conhecemos, por isso creio que procurar se parecer com Jesus e o melhor caminho para uma vida feliz mesmo que as tragedias nos afrontem. Abraco.

    ResponderExcluir