terça-feira, 3 de agosto de 2010


O CASCA DE FERIDA
Os Cascas de ferida são aquelas pessoas difíceis. São pessoas que temos que ter cuidado no convívio com elas.
Onde tem uma pessoa que é casca de ferida temos que andar , pisando em ovos. Geralmente elas são geniosas, se irritam facilmente, são mal-humoradas, se sentem ofendidas por coisas que absolutamente não se justificam, reagem mal e ofendem aos outros facilmente sem se dar conta do que fazem , fofoqueiros , jogam uma pessoa contra a outra .Estragam o ambiente onde vivem e geralmente geram tensão onde se fazem presentes.
Os cascas de ferida estão sempre na defensiva, acuados. Quando falam são agressivos, críticos, defendem suas posições. Julgam sem ter informações , são precipitados nas opiniões . Se sentem ameaçados quando contrariados, e preferindo deixar o grupo quando percebem que erraram para não admitirem erros , e terem que se arrepender e voltar atrás.
Elas estão em quase todas as famílias, igreja, grupo de amigos. Na Palavra de Deus existem muitas historias que mostram relacionamentos difíceis entre as pessoas : Jacó (enganador) e Esaú; Caim ( matou o irmão por inveja ) e Abel ; José e seus irmãos ; Davi e Saul (violento, depressivo) ; Davi e seu filho Absalão; Ana e Penina ; Abigail ( bonita , sensata ) e Nabal( louco) ; Maria (serena , centrada) e sua irmã Maria (irritadiça, inquieta); Filho prodigo e o filho mais velho( rabugento, cobrador,desamoroso, religioso) .
Paulo, o apostolo diz : Sabe, porém, isto: nos últimos dias, sobrevirão tempos difíceis,pois os homens serão egoístas, avarentos, jactanciosos, arrogantes, blasfemadores, desobedientes aos pais, ingratos, irreverentes, desafeiçoados, implacáveis, caluniadores, sem domínio de si, cruéis, inimigos do bem, traidores, atrevidos, enfatuados, mais amigos dos prazeres que amigos de Deus, tendo forma de piedade, negando-lhe, entretanto, o poder. Foge também destes. Pois entre estes se encontram os que penetram sorrateiramente nas casas e conseguem cativar mulherinhas sobrecarregadas de pecados, conduzidas de várias paixões, que aprendem sempre e jamais podem chegar ao conhecimento da verdade. E, do modo por que Janes e Jambres resistiram a Moisés, também estes resistem à verdade. São homens de todo corrompidos na mente, réprobos quanto à fé; eles, todavia, não irão avante; porque a sua insensatez será a todos evidente, como também aconteceu com a daqueles.(II Tim.3.1-9)
Como conviver com os cascas de feridas? Sendo firmes porem sem perder a ternura. A Palavra de Deus nos ensina:
1º. ACOLHER: Acolhei o débil na fé ,não para discutir opinioes(Rm.14.1)
2º. NAO TER PRESSA PARA REPRENDER.: Nao adianta repreender o insensato(Prov.9.8)
3º. ACONSELHAR EM AMOR : Mas, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo.( Ef.4.15)
4º. FUGIR: Se nao mudarem : Foge também destes. (II Tim.3.5)
Não seja um casca de ferida! Cresça na graca e na Sabedoria do Senhor!
Naama Mendes

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Pastor pelo alerta, oro pra que Deus me ensine a nao ser um desses. Abraco. Luiz

    ResponderExcluir
  3. "Mas nós não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito que provém de Deus, para que pudéssemos conhecer o que nos é dado gratuitamente por Deus" (1 Coríntios 2.12).
    Receber o Espírito de Deus foi a melhor coisa que nos podia acontecer. No entanto, há pessoas que estão recebendo o espírito do mundo. Para essas, o que interessa são os prazeres da carne, a satisfação das paixões e a busca desenfreada por dinheiro, bens e segurança. Quem recebe o Espírito do Senhor ganha condições de conhecer o que lhe é dado gratuitamente pelo Altíssimo, pois Ele não cobra nada. A Palavra deixa bem claro que nos é dado gratuitamente, para que os menos avisados não caiam no conto de que precisam dar algo para receber os benefícios divinos.
    Todo aquele que nasce na família divina necessita do Espírito de Deus, e Jesus é o Batizante. Ao ser batizado com o Espírito Santo, o cristão entra em uma atmosfera espiritual que nem julgava existir e passa a ter dentro de si o próprio Espírito do Senhor. Com esse revestimento, ele se fortalece, e as angústias, tristezas, mágoas e os demais sofrimentos da alma desaparecem. Por outro lado, sem ele, o crente torna-se fraco.
    O espírito do mundo não é apenas uma maneira de falar sobre quem vive na carne. Ele é real, e quem é possuído por ele vive apegado a tudo o que diz respeito a essa vida. Ele usa o ser humano do modo como deseja: uns ficam presos na bebedeira; outros são levados a trapacear, e há ainda aqueles que se envolvem em vícios e prostituição.
    Os dominados pelo espírito do mundo se interessam pelas coisas imundas da vida. Por exemplo, a intimidade conjugal – criada pelo Senhor com propósitos específicos de reprodução, alívio mental e satisfação espiritual – é tratada de forma grotesca e imoral. A pessoa possuída pelo espírito mundano só pensa no erro, e quem passa pelo seu caminho é visto como um objeto para suprir seus desejos. Além disso, ela só quer saber de acumular bens, desfrutar do luxo e realizar-se em tudo.
    Já os que são cheios do Espírito de Deus pensam como o Senhor. Eles se condoem com a destruição moral que os outros estão sofrendo e oram pelos perdidos e oprimidos, esforçando-se para que os pecadores caiam no abrigo de Jesus, o bom Pastor. A pessoa que tem sobre sua vida o Espírito de Deus possui condições de conhecer o que lhe é dado gratuitamente pelo Pai.
    Os possuídos pelo espírito mundano acreditam que têm de fazer por onde, para que a mão do Altíssimo opere em seu favor. Mas, quando aprendem que Jesus já fez tudo e só precisam crer, mudam de atitude e passam a desfrutar do que nos foi concedido de graça pelo Filho de Deus.

    ResponderExcluir