sexta-feira, 3 de setembro de 2010


QUE O ESPINHEIRO NÃO NOS GOVERNE
Vivemos um momento delicado no Brasil, mais uma vez teremos uma eleição para presidente. Economicamente ao manter as políticas econômicas dos governos anteriores , o pais vai bem . Quando a economia vai bem as pessoas tem uma tendência em se acomodar, perderem a sensibilidade critica e os valores como critério para fazer a escolha daqueles que vão nos governar.
A Palavra de Deus nos alerta sobre a responsabilidade que temos ao fazer escolhas sobre quem vai nos governar conforme a Parábola de Jotão .
Uma vez as árvores resolveram procurar um rei para elas. Então disseram à oliveira: "Seja o nosso rei." E a oliveira respondeu: "Para governar vocês, eu teria de parar de dar o meu azeite, usado para honrar os deuses e os seres humanos."
- Aí as árvores pediram à figueira: "Venha ser o nosso rei." Mas a figueira respondeu: "Para governar vocês, eu teria de parar de dar os meus figos tão doces."
Então as árvores disseram à parreira: "Venha ser o nosso rei." Mas a parreira respondeu: "Para governar vocês, eu teria de parar de dar o meu vinho, que alegra os deuses e os seres humanos."
Aí todas as árvores pediram ao espinheiro: "Venha ser o nosso rei." E o espinheiro respondeu: "Se vocês querem mesmo me fazer o seu rei, venham e fiquem debaixo da minha sombra. Se vocês não fizerem isso, sairá fogo do espinheiro e queimará os cedros do Líbano." Juízes 9:8-15

Através desta parábola aprendemos:
1. Como cristãos não podemos deixar o país a sua própria sorte. Isto seria deixar de cumprir nosso papel como cristãos de ser sal da terra e luz do mundo. Não podemos ser indiferentes. Os próximos governantes vão decidir questões importantíssimas, tais como o aborto, a homossexualidade, a liberdade religiosa e democrática. Não vamos deixar o espinheiro nos governar. A nação escolhe os seus lideres conforme o que crê ser importante.

2. Na questão da escolha de vai nos governar não existe neutralidade.Declarar-se neutro , não querer escolher quem vai nos governar é entregar o que é nosso futuro como nação nas mãos de quem não gostaríamos. Dando espaço para que valores que não acreditamos e não desejamos venha se impor à todos nós . Não seria necessário mas é bom lembrar as palavras de Platão: “ O castigo dos justos por suas omissões é serem governados pelos maus” . Toda forma de omissão , inclusive a política, é descompromisso com Deus e portanto espaço para o inimigo agir na pátria.

3. Como filhos de Deus não podemos ser otimistas nem pessimistas mas realistas , portanto capazes de discernir o momento de discernir o momento que vivemos como povo e não nos deixarmos ser governados por espinheiros.

Sempre pagamos o preço pelas nossas escolhas , portanto que o espinheiro não nos governe .
Naama Mendes

5 comentários:

  1. Muito bom, Naamã. Que Deus nos dirija e inspire nesse momento tão importante.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Pr.Naama por essa mensagem esclarecedora e tao importante para o nosso futuro.
    Haines - Hull - Ma

    ResponderExcluir
  3. Pr. esta palavra vai de encontro a 1 Coríntios 12:28, no que se refere ao dom Governo, mencionado por Paulo; embora algumas versões utilizem a palavra administração, eu penso que os Cristãos estão equivocados quando dizem que política e religião(no caso o cristianismo) não devem andar juntas. Se não não podemos Reinar(governar) sobre os incrédulos, é justo que os incrédulos (malígno) reine sobre os crentes (santo)? Ou ainda, em Juízes 9:8 (o apólogo de Jotão)mostra que sofreremos (como temos sofrido!!!!)por permitir que o espinheiro governe sobre nós.
    Abraço Pastor Naama. meu email é:drjohnrose@hotmail.com (eu sou Florecí Coutinho, obreiro da Igreja Universal, aqui no município de Itaboraí-RJ.

    ResponderExcluir