sábado, 13 de agosto de 2011

TÁ PROVADO: CARINHO, AFETO E AMOR É SAÚDE PARA OS FILHOS!

Na Universidade de Wisconsin, Madison, EUA o psicólogo H.hallow  fez pesquisa sobre a importancia do afeto na formação da personalidade da criança!
Hallow usou duas  macacas artificiais substitutas das macacas verdadeiras .  Uma tinha forma cilíndrica de arame, com uma cabeça de madeira. A outra, também era de arame, porém  envolvida em pano peludo. Ambas ficavam lado a lado e acessível aos filhos que eram animais de verdade.
O cientista colocou oito macaquinhos recém-nascidos em gaiolas individuais. Cada um com igual acesso à macaca de arame ou a macaca envolvida em pano. Quatro dos bebês recebiam o leite de uma das macacas  e quatro de outra. O leite vinha da mamadeira cujo bico se projetava dos seios  das macacas .
As duas macacas provaram ser fisiologicamente equivalentes. Os macaquinhos dos dois grupos bebiam o mesmo volume de leite e engordavam ao mesmo ritmo. Entretanto, essas duas macacas provaram que psicologicamente estavam longe de se equivalerem.
Os registros dos cientistas mostraram que ambos os grupos de bebês passavam muito mais tempo nas costas e agarrando-se a suas macacas  macias e peludas do que as macacas  só de arame.
             Depois, em outro experimento, os cientistas retiraram o leite da macaca  de pano e deixaram só com a macaca  de arame. O macaquinho alimentava-se na macaca de arame, mas rapidamente corria para junto da macaca  de tecido. Ou seja, a macaca de arame só servia para amamentar; o filhote não se sentia aconchegado junto a ela, preferindo a macaca  de pano macio. Verificou-se ainda que, diante de situações de perigo  o macaquinho corria para a macaca de tecido como que buscando nela segurança e o conforto.
                As vezes,  ouço reclamacoes de filhos e filhas , crianças ou adultos, cujos pais não lhes dão pouco ou nenhum carinho , mesmo quando convivem no mesmo teto. Reclamam que não foram abraçados, acariciados, beijados , ou seja, faltou colo, palavras dóceis , ternas que marquem suas vidas !
               Filhos quando amados recebem no coraçao a comprensão que os seres humanos podem ser bons, amáveis e nem todos são violentos , competidores, concorrentes! Também ganham uma facilidade maior para entender quem é Deus!
                Ouço também muitas reclamaçoes de pais sobre o comportamento dos filhos. Muitos consideram seus filhos irresponsáveis , mal comportados, às vezes agressivos.Não se dão conta , estes que reclamam dos filhos que a maioria das vezes, esses comportamentos  são  herdados  dos pais. Pais omissos  e irresponsaveis geram filhos ressentidos, magoados , revoltados ao ponto de contrairem enfermidades psiquicas , para apelar aos pais surdos para o amor e afeto.  
                  O mundo moderno oferece muito para as pessoas consumirem. Muitos pais raciocinam que  a melhor maneira de educar é permitir e oferecer oportunidades para que seus filhos consumam cada vez mais. Um caminho custo zero para educar e amar  filhos é a presença como pais,é o amor , o abraço,o afeto, o beijo!
                 A falta de amor de gera filhos revoltados e rebeldes, assim como o excesso de amor gera filhos irresponsaveis e preguiçosos!
                  Por esta razões o apostolo Paulo nos ensina:  Pais, não provoqueis vossos filhos à ira, mas criai-os na disciplina e na admoestação do Senhor.  Pais, não irriteis os vossos filhos, para que não fiquem desanimados.
            Feliz dia dos Pais a todos!
 

Um comentário:

  1. Apoiado totalmente.
    Ultimamente mesmmo depois de adulto, sinto o mundo me virar as costas, pessoas só me criticam, isso quando não me ofendem.
    Sou ofendido pelos meus familiares a tal ponto de que se eu não concordar com eles, eles dizem que estou louco, que vão me internar em manicomio. Isso é doloroso, pois eles querem que eu faça tudo como fosse um robô eeles seu criador.
    E ainda diz: Se não gosta disso, sai da minha casa.
    Como se eu não fizesse parte da familia, como se não tivesse nascido no lar.
    Isso choca -me pois se eu sair de casa me perderei no mundo, o mundo é mal,mas meus familiares acham isso frescura.
    Quem tiver uma mensagem de animo, apoi pra mim eu aceito(dispenso mensagens envolvendo religião, pois sou veementemente criticado por fanáticos).
    Meu email é anjo_depp@yahoo.com.br

    ResponderExcluir