sexta-feira, 8 de abril de 2011

DAS DOENÇAS RELIGIOSAS AO CRIME DO REALENGO


Morreu com Wellington Menezes de Oliveira a possibilidade de diagnóstico sobre sua saúde mental. A hipótese mais provável é que o matador das crianças da Escola do Realengo seria um esquizofrênico. Restou porem uma carta , na qual estão pistas para a avaliação dos caminhos que construíram a sua personalidade e geraram tanta violência.

As palavras dele na carta indicam conotações do ensino religioso que Wellington recebeu . As ênfases são em palavras antagônicas pureza-impureza ; virgindade -adultério;sangue-castidade que são palavras bíblicas provavelmente retiradas de Apocalipse 14 que é o texto preferido dos Testemunhas de Jeová.

Uma das características dos esquizofrênicos é a interpretação distorcida da realidade. A nossa mente é responsável pela interpretação do que vivemos. A nossa mente é imperfeita e quanto mais marcada pelos traumas, complexos, manias, vícios, mais possibilidades de interpretar a vida de forma distorcida.

Quando essa interpretação da realidade se instala nas pessoas surgem os aplicativos para a realidade para o ambiente em que vivem. Elas passam a se auto – enganarem , se super-estimarem ou se auto-diminuirem , elegem os vilões, os perseguidores , inimigos, que na interpretação deles são os responsáveis ( culpados) pelo sofrimento deles e do mundo. Desenvolvem ódios, acham que os outros estão errados e eles estão certos.

Quando os esquizofrênicos tem envolvimento religioso, como no caso do Welligton , começam a ver as pessoas como impuras, sujas e a si mesmo como puros; sentirem responsáveis pela purificação da terra, se sentem os salvadores do mundo e com missão divina a cumprir.

Welligton era ser humano quebrado, humilhado, reprimido , confuso, solitário, abandonado, criado num ambiente religioso repressor da sua humanidade , não tinha porem a menor consciência dessa realidade dor interior , ao contrario , elegeu os responsáveis por sua dor e sofrimento interior: as meninas da escola do Realengo ( matou 10 meninas e feriu dez meninas ; matou 1 menino e feriu dois)

Não teve a revelação - oportunidade de tomar consciência do que era como que teve Isaias : Então eu disse: - Ai de mim! Estou perdido! Pois os meus lábios são impuros, e moro no meio de um povo que também tem lábios impuros. E com os meus próprios olhos vi o Rei, o SENHOR Todo-Poderoso!ou seja , não teve a oportunidade de se ver pecador e que vivia num ambiente de pessoas tão pecadoras quanto ele .

Não nos damos conta da quantidade de gente doente que está ao nosso lado. Nos nossos ambientes familiares e religiosos muitos estão se enfermando . Wellingtons não são produzidos apenas nos ambientes impuros, nas casas de prostituição são construídos também nos ambientes repressores familiares e religiosos.

As doenças da alma se instalam ambientes nos quais os corpos parecem puros mas as almas são podres ;nos ambientes ao invés da armadura da justiça usa –se  armadura da justiça própria;nos corações e ambientes nos quais o Senhor não habita!

O século do desamor já instalou entre nós , está presente nas famílias , nas igrejas, nos ambientes religiosos, por estas razoes ame ao Senhor de todo teu coração , ame e cuide dos seus, ame ao próximo. Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito, diz o SENHOR; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que desejais. Então, me invocareis, passareis a orar a mim, e eu vos ouvirei. Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração. Serei achado de vós, diz o SENHOR, e farei mudar a vossa sorte. Jr.29.



Naama Mendes

Nenhum comentário:

Postar um comentário