quinta-feira, 21 de abril de 2011

PÁSCOA: QUANDO O VAZIO TEM SIGNIFICADO

           O vazio para a maioria das pessoas não tem nenhum significado. Qual o significado de uma cruz vazia? Qual o significado de um tumulo vazio? Qual o significado de algumas roupas usadas para enterro terem sido abandonadas e vazias ? O vazio na perspectiva dos evangelhos, entretanto, faz todo sentido.            Os evangelhos narram. Algumas mulheres acompanhavam a crucificação de Jesus e todos os acontecimentos subseqüentes acontecidos com de Jesus de longe, escondidas. No Domingo de manhã todos que olhassem o topo da montanha chamada Caveira e veriam que um dos corpos o de Jesus, já não estava lá. A cruz de Cristo ficou vazia. A cruz vazia nos remete a solução encontrada por Deus para permitir que nos aproximemos Dele.

Na cruz estavam, entretanto as manchas de sangue de Jesus por todas as partes da cruz. Os soldados, as autoridades, os judeus, todos viram que Jesus havia morrido, mas no domingo a cruz estava vazia. A cruz vazia significa que Jesus morreu para sermos libertos da nossa natureza pecaminosa e para o perdão dos nossos pecados.
          No domingo de manhã, aquelas mulheres foram para o tumulo onde Jesus havia sido colocado , quando se aproximarem, perceberam que as grandes pedras que fechavam o tumulo haviam sido retiradas. O túmulo estava vazio. Os soldados atordoados e inconscientes , anjo do Senhor que se assentava na pedra retirada na porta do tumulo, explicou que Ele havia ressuscitado como havia anunciado. Todos perplexos e com medo, então ouvem através de alguém: Mulher porque choras! Maria reconhece a voz de Jesus. Ela não cansava de dizer a todos: Vi o Senhor! Desde então, Jesus passou a encontrar-se com os discípulos tendo sido visto por centenas de pessoas. Sempre que os encontrava dizia: Não Temas!
        O tumulo vazio é a garantia dada por Deus que em Cristo vamos ressuscitar para a vida eterna! O Pai veio a este mundo através do seu Filho morreu na cruz e ressuscitou para nos livrar da morte e do medo da morte: Os filhos, como ele os chama, são pessoas de carne e sangue. E por isso o próprio Jesus se tornou igual a eles, tomando parte na natureza humana deles. Ele fez isso para que, por meio da sua morte, pudesse destruir o Diabo, que tem poder sobre a morte. E também para libertar os que foram escravos toda a sua vida por causa do medo da morte. (Hb.2.14,15)
          Pedro, o apostolo , correu para o túmulo, encontrou apenas as roupas que Jesus havia sido sepultado. As roupas de sepultamento estavam vazias. As roupas de enterro assustariam os discípulos! O desejo de Deus encarnado em Jesus, desde a eternidade foi ter comunhão conosco. Jesus não é forcinha, uma energia, um poder que nos capacita para ganhar dinheiro, arrumar emprego. Jesus é o Filho do Deus Vivo! Seu desejo não é apenas conviver conosco, nos proteger ou estar ao nosso lado, mas morar dentro do nosso coração! As roupas são desnecessárias porque Jesus disse : Se alguém me ama, guardará a minha palavra; e meu Pai o amará, e viremos para ele e faremos nele morada. (João 14.23) .
           A Páscoa é o anuncio que em Cristo temos a libertação dos nossos pecados, temos a vida eterna e podemos ser habitados pelo Deus Vivo! Crer assim muda inteiramente o nosso viver!
Naamã Mendes

Nenhum comentário:

Postar um comentário